Dom Bosco

Sacerdote italiano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Dom Bosco

Dom Bosco (1815-1888) foi um sacerdote católico italiano, fundador da Congregação Salesiana. Atuante em assuntos sobre educação foi considerado grande protetor da juventude. Foi canonizado pelo Papa Pio XI.

Giovanni Melchior Bosco nasceu em Becchi, próximo a Turim, na Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Filho de Francesco Bosco e de Margherita Occhiena ficou órfão de pai com apenas dois anos de idade.

Dom Bosco iniciou seus estudos com nove anos de idade. Ainda com nove anos teve um sonho quando recebeu o seguinte conselho:

“Torna-te forte, humilde e robusto. A seu tempo, tudo compreenderás. Aprende com os saltimbancos dos circos ambulantes, dá espetáculo para seus colegas, conta-lhes histórias e conquista-lhes o coração. Leva todo mundo para a Igreja”.  

Com 16 anos Dom Bosco entrou na escola de Castelnuovo D'Asti. Com 20 anos ingressou no seminário de Chieri. Além de estudos religiosos aprendeu diversos ofícios, entre eles o de alfaiate, ferreiro, encanador e tipógrafo.

Formação da Ordem dos Salesianos

Em 1841Dom Bosco foi ordenado sacerdote. Logo iniciou, em Turim, sua obra de educação de crianças sem família. Foi ao encontro dessas crianças e começou seu trabalho no “Oratório de Dom Bosco”, que logo chegou a ter 80 jovens amparados.

Em 1847, passou a reunir os jovens em um internato-escola. Em 1853 criou uma escola profissional onde tinha oficinas de alfaiate, marcenaria, mecânica e tipografia.

Em 1859, Dom Bosco formou a primeira turma de jovens educadores. Esse grupo deu origem à “Congregação Salesiana”. Em 1861, o internato do Oratório de Valdocco reunia cerca de 800 jovens.

Em 1861, Maria Domingas Mazzarello, junto com sua amiga Petronilla organizam uma oficina de costura para meninas, na cidade de Mornese. Em 1863 a oficina começa a acolher meninas órfãs.

Com a supervisão do padre Domingos Pestarino, que havia se associado aos salesianos, e com o apoio de Dom Bosco é então organizada uma congregação religiosa com o nome de “Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora”.

Em 1876, Dom Bosco criou a “Associação dos Cooperados Salesianos”, à qual deu um regulamento específico com o objetivo de fazer o bem em defesa dos bons costumes e a serviço da sociedade civil.

Nesse mesmo ano, a Associação foi aprovada pelo para Pio IX. Dom Bosco construiu em Turim a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Nos anos seguintes, fundou 59 casas salesianas em seis países.

O Método Pedagógico de Dom Bosco

O método pedagógico criado por Dom Bosco se baseia na participação do mestre na vida do aluno, “colocando-o na impossibilidade de cometer faltas”.

Deve ser compreendido mais como um meio de manter juntos, o educador e o educando do que como um plano de princípios e normas pedagógicas.

Convicto de que só a bondade educa, o sistema procura desenvolver as faculdades afetivas do educando, transferindo-lhe o sentido do dever pela continuidade das boas práticas.

Salesianos no Brasil

A obra salesiana no Brasil teve início em 1883, com a fundação do Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói no Rio de Janeiro.

Em pouco tempo a congregação reunia dezenas de casas em todo o país, todas com seus oratórios e associações de ex-alunos.

Dom Bosco faleceu em Turim, Itália, no dia 32 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929, e canonizado pelo papa Pio XI, em 1934. Foi aclamado pelo papa como "O Pai e Mestre da Juventude".

Frases de Dom Bosco

  • Uma educação eficaz apoia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade.
  • Ninguém se salva ou se condena sozinho.
  • Quem quer ser amado deve demonstrar que ama.
  • Deus nos colocou no mundo para os outros.
  • Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado.
  • Seja com Deus como o passarinho que sente tremer o ramo, mas continua a cantar, porque sabe que tem asas.
  • A caridade suporta tudo. Por isso não haverá verdadeira caridade quem não se dispuser a suportar os defeitos dos outros.
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de: