Esquiva Falcão
Biografia de Esquiva Falcão
Esquiva Falcão (1989) é um pugilista brasileiro. Conquistou a medalha de prata no boxe, na categoria peso médio, nos Jogos Olímpicos de Londres, 2012. Foi o porta-bandeira da delegação brasileira durante a cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres
Esquiva Falcão Florentino nasceu em Vitória, Espírito Santo, no dia 12 de dezembro de 1989. É filho do ex-pugilista Adegard Câmara Florentino, conhecido como Touro Moreno, lutador de vale tudo, uma lenda viva do boxe capixaba.
Touro Moreno improvisou uma academia no quintal de casa onde começou a treinar o filho mais velho Yamaguchi Falcão. No início Esquiva e seu irmão não tinham luva nem saco de pancada e treinavam os socos em uma bananeira.
Em 2002, com 13 anos Esquiva foi para São Caetano do Sul em São Paulo, onde seu irmão já treinava box.
Esquiva Falcão começou a treinar sob a orientação de Servílio de Oliveira, o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha no boxe nos Jogos Olímpicos de 1968.
Inicialmente bem sucedido Esquiva ganhou suas primeiras lutas em São Caetano, mas sua trajetória foi interrompida aos 16 anos de idade, quando foi desclassificado em uma competição de boxeadores acima de 17 anos.
Após a desclassificação Esquiva foi aconselhado por seu trinador Servílio a voltar para Vitória e só retornar para São Caetano quando completasse 18 anos.
No seu retorno para Vitória, Esquiva abandonou o box e passou por momentos difíceis quando se envolveu com a venda de drogas e chegou a andar com armas.
Em 2006, o pugilista foi convidado por Raff Giglio para treinar no Rio de Janeiro e abandonou o mundo do tráfico.
Início da carreira no boxe
Em 2007, Esquiva disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro conquistando o vice-campeonato. A conquista da medalha de prata o levou a ser convocado para a Seleção Brasileira.
Para treinar com a Seleção, Esquiva voltou para Santo André, São Paulo. Em 2010, nos Jogos Sul-Americanos, ele foi medalha de bronze.
No Mundial de 2011, Esquiva conquistou uma medalha e a vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Na Olimpíada de Londres, Esquiva estreou com a vitória sobre Soltan Migitinov, do Azerbaijão. Nas quartas de final ele venceu o húngaro Zoltán Harcsa o que lhe garantiu a conquista de uma medalha olímpica.
Nas semifinais, o pugilista venceu o britânico Anthony Ogogo. Na final, a disputa foi com o japonês Ryota Murata, quando perdeu por apenas um ponto. A diferença foi consequência de uma punição que tirou dois pontos de Esquiva.
Para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos, Esquiva Falcão foi convidado para ser o porta-bandeira da delegação brasileira.
Box profissional
Em 2014 Esquiva Falcão ingressou no box profissional dando início a uma trajetória de invencibilidade.
Na luta de estreia, realizada na Califórnia, Estados Unidos, ele venceu o norte-americano Joshua Robertson por nocaute técnico no quarto round.
Em sua quarta luta Esquiva mudou de categoria e competiu entre os pesos médios-ligeiros, diante do americano Malcolm Terry, vencendo por nocaute.
Com uma trajetória de vitórias, em novembro de 2019, Esquiva conquistou sua 25.º vitória, sendo 17 por nocautes e 8 decididas por pontos.
Com uma carreira brilhante, Esquiva foi contratado pela maior produtora de box do mundo, a Top Rank. Aguardando mais vitórias, o pugilista espera entrar em definitivo na disputa de cinturões.
A luta que poderia credenciá-lo para disputar o título mundial estava marcada para 12 de dezembro de 2019, porém sem adversário definido, foi adiada para 13 de fevereiro de 2021.
No dia 13 de fevereiro de 2021, Esquiva Falcão enfrentou o Russo Arthur Akavov e obteve sua 28ª vitória seguida. Vencendo na passada do 4º para o 5º round quando Akavov desistiu por causa de uma aparente fratura no nariz.
Em 2023, o representante do Cazaquistão, Gennady Golovkin, campeão mundial da IBF, perdeu o cinturão após recusar a luta com Esquiva Falcão, levando a organização a ditar que o brasileiro faria parte de uma disputa do título.
O adversário de Falcão seria o australiano Michael Zerafa, porém o mesmo optou por buscar o título da World Boxing Association. Assim, Falcão enfrentou o alemão Vincenzo Gualtieri. Apesar do favoritismo após 30 vitórias, o atleta perdeu a luta realizada em Wuppertal, Alemanha.
No dia 15 de junho de 2024, no Spaten Fight Night, em São Paulo, os boxeadores olímpicos Esquiva Falcão e Hebert Conceição se enfrentaram.
O combate foi disputado em 10 rounds, com três minutos cada e um minuto de descanso entre eles. Hebert Conceição venceu a luta por decisão unânime dos árbitros.
- Muhammad Ali (1942-2016) foi um pugilista norte-americano, considerado um dos...
- Mike Tyson (1966) é um ex-pugilista norte-americano. Em 1986, com 20 anos de...
- Monteiro Lobato (1882-1948) foi escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pic...
- Romero Britto (1963) é um pintor e escultor brasileiro. Radicado em Miami, no...
- Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta e um dos maiores compositores da...
- Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a "Tu...
- Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
- Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) foi um dos maiores poetas brasileiros...
- Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. O último grande poeta da Te...
- Candido Portinari (1903-1962) foi um pintor brasileiro, um dos principais nom...