Paulo Cavalcanti

Político brasileiro

Biografia de Paulo Cavalcanti

Paulo Cavalcanti (1915-1995) foi político, promotor público, jornalista e memorialista brasileiro.

Paulo Cavalcanti (1915-1995) nasceu em Olinda, Pernambuco, no dia 25 de maio de 1915. Com cinco anos mudou-se com sua família para o Recife. Viveu a maior parte de sua vida no Bairro da Boa Vista. Foi aluno do Grupo Escolar Manoel Borba. Estudante pobre, embora de família importante, em 1928 trabalhou como conferente de carga e descarga no Porto do Recife. Ingressou no Ateneu Pernambucano, mas abandonou os estudos para trabalhar na Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, no município de Salgueiro.

Em 1932, retornou ao Recife consciente que tinha que lutar contra os flagelos da seca e da fome, diante do que viu no sertão pernambucano. Começou a escrever artigos para o jornal O Ateneu. Em 1937 conseguiu concluir o curso médio e ingressar na Faculdade de Direito do Recife, em uma época de grande agitação política na cidade, com grupos de estudantes que optavam por posições esquerdistas e outros pelos integralistas.

Paulo Cavalcanti, inicialmente foi integralista, mas mudou totalmente de posição e aderiu ao Partido Comunista Brasileiro e engajou-se na política contra o Estado Novo e o Governo do interventor Agamenon Magalhães. Em 1941 concluiu o curso de Direito. Em 1943 assumiu o cargo de promotor público interino no município de Alagoa de Baixo, hoje Sertânia.

Em 1946 foi aprovado em um concurso para promotor e nomeado para assumir o cargo na cidade de Goiana, no litoral do estado. Em 1947 ingressou na Assembleia, quando houve eleições complementares para elevar o número de deputados. Nessa época, o registro do PCB havia sido cassado e ele se elegeu por sigla de outro partido. Na Câmara defendeu com afinco as linhas do PCB e combateu os anticomunistas.

Em 1951, Paulo Cavalcanti foi reeleito deputado, nessa época defendeu os direitos de liberdade de opinião, fez oposição aos governos de Agamenon Magalhães e Etelvino Lins. Participou da campanha que elegeu Pelópidas Silveira, primeiro prefeito eleito pelo voto direto. Ele se engajou na campanha de Cid Sampaio para a disputa do Governo de Pernambuco. Articulou a candidatura de Miguel Arraes de Alencar.

No período em que estava sem mandato, dedicou-se ao cargo de promotor público e de escritor. Em 1959 publicou: “Eça de Queiroz, Agitador no Brasil”, que foi premiado pela Academia Pernambucana de Letras e pela Câmara Brasileira do Livro.

Com o golpe militar de 1964 foi acusado de comunista, preso diversas vezes e teve sua aposentadoria forçada. Passou a advogar para os presos políticos. No Partido, exerceu diversos cargos, chegando a membro da Comissão Executiva Nacional. Manteve-se fiel à linha política e ao nome do PCB durante as várias cisões que enfrentou com a saída de Carlos Prestes, de quem se afastou, e de Roberto Freire ao criar o PPS – Partido Popular Socialista. Em 1992 foi eleito vereador do Recife pelo PCB.

Paulo Cavalcanti faleceu no Recife, Pernambuco, no dia 31 de maio de 1995.

Veja também as biografias de:
  • Jair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e presidente eleito do...
  • Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
  • Tancredo Neves (1910-1985) foi um político brasileiro. Eleito presidente do B...
  • Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...
  • Joaquim Nabuco (1849-1910) foi um político, diplomata, advogado e historiador...
  • Jânio Quadros (1917-1992) foi um político brasileiro. Foi presidente do Brasi...
  • João Pessoa (1878-1930) foi um político brasileiro. Candidato à vice-presiden...
  • Eduardo Campos (1965-2014) foi um político brasileiro. Governador do Estado d...
  • Aécio Neves (1960) é político e economista brasileiro. Foi deputado federal,...
  • Fernando Collor (1949) é um político brasileiro. Foi o primeiro presidente el...

Última atualização: 27/06/2016

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.