Rickson Gracie

Ex-lutador de vale-tudo e praticante de jiu-jitsu brasileiro
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de Rickson Gracie

Rickson Gracie é um ex-lutador de vale-tudo e praticante de jiu-jitsu de grande relevância no Brasil. Vindo de uma família de praticantes das artes marciais, é um dos maiores nomes do jiu-jitsu no país.

Rickson já participou de diversos tipos de lutas, desde o vale-tudo, atualmente conhecido como MMA, até o sambo (uma luta russa). Segundo declara, de todos os desafios que enfrentou, saiu vitorioso.

Família Gracie e trajetória

O pai de Rickson era Hélio Gracie, grande nome das artes marciais, difusor do jiu-jitsu no Brasil e criador da modalidade "jiu-jitsu brasileiro". Esse estilo se beneficia da força e peso de oponente e possibilita que se vença uma luta mesmo sendo menor e mais leve que o adversário.

Hélio transferiu a paixão e dedicação às artes marciais para seus filhos, criando um clã. Rickson tem, portanto, vários irmãos que também seguiram no esporte, como Rorion Gracie, Relson Gracie , Rolker Gracie, Royce Gracie, Robin Gracie e Royler Gracie 

Rickson, que nasceu no Rio de Janeiro em 1959, é faixa vermelha no jiu-jitsu. A década de 80 foi um período de destaque em sua trajetória, quando promovia com outros membros de sua família desafios a outros lutadores, onde as regras não eram seguidas. Assim, passaram a ser temidos pelos adversários e ganharam um caráter de "lenda".

O lutador contabiliza ter participado de 400 lutas, entre as oficiais e os treinos. Oficialmente, o cartel do MMA exibe 11 lutas de Rickson, das quais saiu vencedor.

Vida pessoal

Rickson Gracie passou boa parte da vida nos EUA, onde comandou uma academia em Los Angeles, gerenciada atualmente por Kron Gracie. 

Hoje em dia vive no Brasil, sendo casado com Cassia Gracie, com quem teve quatro filhos e filhas: Kron, Kaulin, Kauan e Rockson. 

Rockson Gracie, o primogênito, faleceu em 1981, aos 19 anos, em decorrência de overdose. O jovem foi encontrado sem vida em um hotel no dia 9 de dezembro daquele ano.

Rickson declarou em um programa de televisão que a perda foi sua "maior derrota" e que se distanciou das lutas por um período.

Em uma média de cinco anos, passei a fase de luto e superar esse processo. Decidi não lutar uma luta importante que eu tinha marcado. Cancelei logo em seguida, seria uma luta milionária. Fiquei recluso à família.

Filme sobre sua vida

O reconhecido cineasta brasileiro José Padilha está preparando um filme sobre a vida de Rickson Gracie e o universo das lutas marciais.

A produção, intitulada Dead or Alive terá como protagonista o ator Cauã Reymond e será disponibilizada pela plataforma de streaming Netflix.

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de:
  • Ryan Gracie (1974-2007)foi um lutador brasileiro de Jiu-Jitsu, ganhador de co...
  • Hélio Gracie (1913-2009) foi um lutador de Jiu-jitsu, o patriarca da família...
  • Bruce Lee (1940-1973) foi um lutador de artes marciais, ator e roteirista nor...
  • Morihei Ueshiba (1883-1969) foi um mestre de artes marciais japonês, fundador...
  • Eder Jofre foi um lutador de boxe de grande reconhecimento no Brasil e no mun...
  • Anderson Silva (1975) é um lutador brasileiro de MMA (Artes Marciais Mistas)...
  • Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021) foi um ator, humorista e...
  • Monteiro Lobato (1882-1948) foi escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pic...
  • Romero Britto (1963) é um pintor e escultor brasileiro. Radicado em Miami, no...
  • Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta e um dos maiores compositores da...