Richard Wagner
Biografia de Richard Wagner
Richard Wagner (1813-1883) foi um músico erudito alemão. Entre suas obras destacam-se as óperas Tristão e Isolda, As Fadas, O Navio Fantasma e O Crepúsculo dos Deuses.
Richard Wagner nasceu em Leipzig, Alemanha, no dia 22 de maio de 1813, cidade onde viveu o músico famoso Johan Sebastian Bach e o escritor Johann Wolfgang von Goethe. Filho do chefe da polícia local e de uma dona de casa era o nono filho do casal.
Em 1814, após a morte de seu pai a família mudou-se para Dresden. Em agosto do mesmo ano sua mãe casa-se com Ludwig Geyes, que se dividia entre a pintura, a literatura e o teatro além de assumir a paternidade das crianças. Mais tarde, Wagner afirmou que Geyer era seu verdadeiro pai.
Formação musical
Em 1822, Wagner ingressou na Escola Kreuzschule de Dresden. Estudava piano, mas preferia o teatro e a literatura. Ocupava seu tempo escrevendo poemas e tragédias. A música só adquiriu importância quando completou 15 anos de idade. Em 1828, Wagner ingressou na Escola de São Nicolau.
Em 1829 estudava violino e teoria. Nesse ano, escreveu uma sonata e um quarteto. Em 1829 produziu A Abertura em Si Bemol Maior. Em 1831 estudou harmonia e contraponto. Ingressou no curso de música da Universidade de Leipzig. Sua música foi executada no Teatro de Leipzig. Candidatou-se e foi admitido como chefe do coral do Teatro de Würzburg.
Grandes composições
Em 1834, com 21 anos, Wagner se empenha em conseguir encenação para a ópera em três atos Die Feen (As Fadas), que havia concluído, mas sem sucesso. Em 1835 assume a direção musical do Teatro de Magdeburgo.
No ano seguinte, sua ópera Liebesverbot (Proibição de Amar) é encenada. Casa-se com a cantora Minna Planer. Após o fechamento do teatro o casal enfrenta grave crise financeira e constantes atritos.
Após receber o convite para ser mestre de capela da pequena cidade de Riga, o músico segue para o território russo e inicia a composição da ópera Rienzi. Em 1839, decide fazer uma temporada em Paris, mas sem êxito, passa a fazer transcrições para piano das áridas operísticas mais em voga na época.
Em 1842 retorna para a Alemanha, onde Rienzi havia estrelado com sucesso, no ano anterior. De Berlim chegavam propostas para levar à cena O Navio Fantasma (1839). Com o sucesso, foi chamado para o posto de regente e mestre de capela da corte de Dresden. Recebe elogios dos músicos Schumann e Liszt.
Com a Revolução de 1849 que agitou Dresden, comprometido com os revolucionários, Wagner se refugiou em Weimar, cujo principal teatro apresentava sua ópera Tannhäuser, sob a direção de Liszt.
Com a proteção do músico húngaro, Wagner consegue documentos falsos e se exila na Suíça, onde permanece por 12 anos, com a ajuda de amigos ricos e de Mathilde, esposa de um comerciante, com quem mantém um romance secreto.
Nessa época, iniciou a composição de quatro dramas líricos O Ouro do Reno (1854), A Valquíria (1854), Siegfried (1876) e o Crepúsculo dos Deuses (1876), que foram reunidos em um conjunto intitulado O Anel dos Nibelungos.
Em 1855 viajou para Londres, onde reencontrou Cosima Liszt, filha do músico húngaro, que com apenas 16 anos usava seu prestígio e fortuna para ajudá-lo. Em 1857 viaja para a Itália fugindo das denúncias de seu relacionamento com Matilde.
Entre 1859 e 1862 realizou uma temporada em Paris, onde era admirado e respeitado. Em 1862 pode regressar para a Alemanha e instala-se em Biebrich. Escreve o drama satírico Os Mestres Cantores de Nürnberg (1868). Excursionou pela Rússia e pela Alemanha.
Em 1864, recebeu do rei da Baviera, Ludwig II, um valioso rubi, além de uma bela casa em Munique e uma pensão mensal, que lhe ajudou a sair das dificuldades financeiras, causando rumores desagradáveis na corte. Em 1865 termina Tristão e Isolda.
No dia 10 de dezembro, cedendo à pressão da corte, Wagner deixou Munique e se instalou em uma casa em Triebschen, à beira do lago de Lucerna, na Suíça, em companhia de Cosima, que lhe deu três filhos e em 1870 finalmente se casaram.

No dia de Natal, no aniversário de Cosima, Wagner promove um concerto especial, em frente à sua casa, com a peça O Idílio de Siegfried, que ele compusera para pequena orquestra.
Últimas realizações
Em 1871, Richard Wagner viaja para a cidade de Bayreuth com o objetivo de construir um grande teatro para realizar um festival anual dedicado à suas obras. Com a ajuda do rei Ludwig II a obra pode começar. Construiu também um palacete para sua família.
Realizou vários concertos por toda Alemanha e conseguiu concluir o teatro em 1874. Em agosto de 1876 realiza o primeiro festival e se sente recompensado por tudo que havia feito. Pela primeira vez o público assistia a apresentação completa do ciclo O Anel dos Nibelungos. Era o apogeu de sua tumultuada carreira.
Em 1882, sobrecarregado de tanto trabalho, viaja para a Itália a fim de se recuperar de um dos vários ataques cardíacos que sofrera. Em 26 de julho assiste a primeira apresentação de sua última criação, Parsifal, no teatro em Bayreuth. Em 1883 estava de novo em Veneza e enquanto tocava piano, teve uma sincope que o paralisou.
Richard Wagner faleceu em Veneza, Itália, no dia 13 de fevereiro de 1883.
- Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi um músico, compositor e organista alemã...
- Georg Friedrich Händel (1685-1759) foi um dos maiores compositores da música...
- Johannes Brahms (1833-1897) foi compositor e pianista alemão, um dos mais imp...
- Carl Maria von Weber (1786-1826) foi um músico alemão. Compositor, pianista e...
- Bono Vox , o vocalista da banda de rock U2, além de músico, é ativista, filant...
- Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
- Caetano Veloso (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do movimento t...
- Gilberto Gil (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do Movimento Tro...
- Bob Marley (1945-1981) foi um cantor e compositor jamaicano, que consolidou o...
- Raul Seixas (1945-1989) foi um cantor, compositor, guitarrista e produtor bra...