Richard Wagner
Biografia de Richard Wagner
Richard Wagner (1813-1883) foi um músico erudito alemão. Entre suas obras destacam-se as óperas Tristão e Isolda, As Fadas, O Navio Fantasma e O Crepúsculo dos Deuses.
Richard Wagner nasceu em Leipzig, Alemanha, no dia 22 de maio de 1813, cidade onde viveu o músico famoso Johan Sebastian Bach e o escritor Johann Wolfgang von Goethe. Filho do chefe da polícia local e de uma dona de casa, era o nono filho do casal.
Em 1814, após a morte de seu pai, a família mudou-se para Dresden. Em agosto do mesmo ano, sua mãe casou-se com Ludwig Geyes, que se dividia entre a pintura, a literatura e o teatro, além de assumir a paternidade das crianças. Mais tarde, Wagner afirmou que Geyes era seu verdadeiro pai.
Formação musical
Em 1822, Wagner ingressou na Escola Kreuzschule de Dresden. Estudava piano, mas preferia o teatro e a literatura. Ocupava seu tempo escrevendo poemas e tragédias. A música só adquiriu importância quando completou 15 anos de idade. Em 1828, Wagner ingressou na Escola de São Nicolau.
Em 1829 estudava violino e teoria. Nesse mesmo ano, escreveu uma sonata e um quarteto. Em 1829 produziu A Abertura em Si Bemol Maior. Em 1831 estudou harmonia e contraponto. Ingressou no curso de música da Universidade de Leipzig. Sua música foi executada no Teatro de Leipzig. Candidatou-se e foi admitido como chefe do coral do Teatro de Würzburg.
Grandes composições
Em 1834, com 21 anos, Wagner se empenhou em conseguir encenação para a ópera em três atos Die Feen (As Fadas), que havia concluído, mas sem sucesso. Em 1835 assumiu a direção musical do Teatro de Magdeburgo.
No ano seguinte, sua ópera Liebesverbot (Proibição de Amar) foi encenada. Casou-se com a cantora Minna Planer. Após o fechamento do teatro, o casal enfrentou grave crise financeira e constantes atritos.
Após receber o convite para ser mestre de capela da pequena cidade de Riga, o músico seguiu para o território russo e inicioi a composição da ópera Rienzi. Em 1839 decidiu fazer uma temporada em Paris, mas sem êxito, passou a fazer transcrições para piano das áridas operísticas mais em voga na época.
Em 1842 retornou para a Alemanha, onde Rienzi havia estrelado com sucesso, no ano anterior. De Berlim chegavam propostas para levar à cena O Navio Fantasma (1839). Com o sucesso, foi chamado para o posto de regente e mestre de capela da corte de Dresden. Recebeu elogios dos músicos Schumann e Liszt.
Com a Revolução de 1849 que agitou Dresden, comprometido com os revolucionários, Wagner se refugiou em Weimar, cujo principal teatro apresentava sua ópera Tannhäuser, sob a direção de Liszt.
Com a proteção do músico húngaro, Wagner conseguiu documentos falsos e se exilou na Suíça, onde permanece por 12 anos, com a ajuda de amigos ricos e de Mathilde, esposa de um comerciante, com quem mantém um romance secreto.
Nessa época, iniciou a composição de quatro dramas líricos O Ouro do Reno (1854), A Valquíria (1854), Siegfried (1876) e o Crepúsculo dos Deuses (1876), que foram reunidos em um conjunto intitulado O Anel dos Nibelungos.
Em 1855 viajou para Londres, onde reencontrou Cosima Liszt, filha do músico húngaro, que com apenas 16 anos usava seu prestígio e fortuna para ajudá-lo. Em 1857 viajou para a Itália fugindo das denúncias de seu relacionamento com Matilde.
Entre 1859 e 1862, realizou uma temporada em Paris, onde era admirado e respeitado. Em 1862 pode regressar para a Alemanha e instalou-se em Biebrich. Escreve o drama satírico Os Mestres Cantores de Nürnberg (1868). Excursionou pela Rússia e pela Alemanha.
Em 1864 recebeu do rei da Baviera, Ludwig II, um valioso rubi, além de uma bela casa em Munique e uma pensão mensal, o que lhe ajudou a sair das dificuldades financeiras, causando rumores desagradáveis na corte. Em 1865 terminou Tristão e Isolda.
No dia 10 de dezembro, cedendo à pressão da corte, Wagner deixou Munique e se instalou em uma casa em Triebschen, à beira do lago de Lucerna, na Suíça, em companhia de Cosima, que lhe deu três filhos. Em 1870 finalmente se casaram.
No dia de Natal, no aniversário de Cosima, Wagner promove um concerto especial, em frente à sua casa, com a peça O Idílio de Siegfried, que ele compusera para pequena orquestra.
Últimas realizações
Em 1871, Richard Wagner viajou para a cidade de Bayreuth com o objetivo de construir um grande teatro para realizar um festival anual dedicado às suas obras. Com a ajuda do rei Ludwig II a obra pode começar. Construiu também um palacete para sua família.
Realizou vários concertos por toda Alemanha e conseguiu concluir o teatro em 1874. Em agosto de 1876 realizou o primeiro festival e sentiu-se recompensado por tudo que havia feito. Pela primeira vez o público assistiu a apresentação completa do ciclo O Anel dos Nibelungos. Era o apogeu de sua tumultuada carreira.
Em 1882, sobrecarregado de tanto trabalho, viajou para a Itália a fim de se recuperar de um dos vários ataques cardíacos que sofrera. Em 26 de julho assistiu a primeira apresentação de sua última criação, Parsifal, no teatro em Bayreuth. Em 1883 estava de novo em Veneza e enquanto tocava piano, teve uma sincope que o paralisou.
Richard Wagner faleceu em Veneza, Itália, no dia 13 de fevereiro de 1883.
- Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi um músico, compositor e organista alemã...
- Georg Friedrich Händel (1685-1759) foi um dos maiores compositores da música...
- Johannes Brahms (1833-1897) foi um compositor e pianista alemão, um dos mais...
- Carl Maria von Weber (1786-1826) foi um músico alemão. Compositor, pianista e...
- Pepeu Gomes Pedro Aníbal de Oliveira Gomes, o , é um guitarrista brasileiro qu...
- Bono Vox , o vocalista da banda de rock U2, além de músico, é ativista, filant...
- Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
- Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo teórico alemão e professor...
- Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o r...
- Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, o fundador da Filosofia Cr...