Richard Wagner

Músico alemão

Biografia de Richard Wagner

Richard Wagner (1813-1883) foi um músico erudito alemão. Entre suas obras destacam-se as óperas “Tristão e Isolda”, “As Fadas”, “O Navio Fantasma” e “O Crepúsculo dos Deuses”.

Richard Wagner nasceu em Leipzig, Alemanha, no dia 22 de maio de 1813, cidade onde viveu o músico famoso Johan Sebastian Bach e o escritor Johann Wolfgang von Goethe. Filho do chefe da polícia local e de uma dona de casa era o nono filho do casal. Em 1814, após a morte de seu pai a família mudou-se para Dresden. Em agosto do mesmo ano sua mãe casa-se com Ludwig Geyes, que se dividia entre a pintura, a literatura e o teatro além de assumir a paternidade das crianças. Mais tarde, Wagner afirmou que Geyer era seu verdadeiro pai.

Formação musical

Em 1822, Wagner ingressou na Escola Kreuzschule de Dresden. Estudava piano, mas preferia o teatro e a literatura. Ocupava seu tempo escrevendo poemas e tragédias. A música só adquiriu importância quando completou 15 anos de idade. Em 1828, Wagner ingressou na Escola de São Nicolau. Em 1829 estudava violino e teoria. Nesse ano, escreveu uma sonata e um quarteto. Em 1829 produziu “A Abertura em Si Bemol Maior”. Em 1831 estudou harmonia e contraponto. Ingressou no curso de música da Universidade de Leipzig. Sua música foi executada no Teatro de Leipzig. Candidatou-se e foi admitido como chefe do coral do Teatro de Würzburg.

Grandes composições

Em 1834, com 21 anos, Wagner se empenha em conseguir encenação para a ópera em três atos “Die Feen” (As Fadas), que havia concluído, mas sem sucesso. Em 1835 assume a direção musical do Teatro de Magdeburgo. No ano seguinte, sua ópera “Liebesverbot” (Proibição de Amar) é encenada. Casa-se com a cantora Minna Planer. Após o fechamento do teatro o casal enfrenta grave crise financeira e constantes atritos.

Após receber o convite para ser mestre de capela da pequena cidade de Riga, o músico segue para o território russo. Inicia a composição da ópera “Rienzi”. Em 1839, decide fazer uma temporada em Paris, mas sem êxito, passa a fazer transcrições para piano das áridas operísticas mais em voga na época.  Em 1842 retorna para a Alemanha, onde “Rienzi” havia estrelado com sucesso, no ano anterior. De Berlim chegavam propostas para levar à cena “O Navio Fantasma” (1839). Com o sucesso, foi chamado para o posto de regente e mestre de capela da corte de Dresden. Recebe elogios dos músicos Schumann e Liszt.

Com a Revolução de 1849 que agitou Dresden, comprometido com os revolucionários, Wagner se refugiou em Weimar, cujo principal teatro apresentava sua ópera “Tannhäuser”, sob a direção de Liszt. Com a proteção do músico húngaro, Wagner consegue documentos falsos e se exila na Suíça, onde permanece por 12 anos. Com a ajuda de amigos ricos e de Mathilde, esposa de um comerciante, com quem mantém um romance secreto. Nessa época, iniciou a composição de quatro dramas líricos ”O Ouro do Reno” (1854), “A Valquíria” (1854), “Siegfried” (1876) e o “Crepúsculo dos Deuses” (1876), que foram reunidos em um conjunto intitulado “O Anel dos Nibelungos”.

Em 1855 viajou para Londres, onde reencontrou Cosima Liszt, filha do músico húngaro, que com apenas 16 anos usava seu prestígio e fortuna para ajudá-lo. Em 1857 viaja para a Itália fugindo das denúncias de seu relacionamento com Matilde. Entre 1859 e 1862 realizou uma temporada em Paris, onde era admirado e respeitado. Em 1862 pode regressar para a Alemanha e instala-se em Biebrich. Escreve o drama satírico “Os Mestres Cantores de Nürnberg” (1868). Excursionou pela Rússia e pela Alemanha. Em 1864, recebeu do rei da Baviera, Ludwig II, um valioso rubi, além de uma bela casa em Munique e uma pensão mensal, que lhe ajudou a sair das dificuldades financeiras, causando rumores desagradáveis na corte. Em 1865 termina “Tristão e Isolda”.

No dia 10 de dezembro, cedendo à pressão da corte, Wagner deixou Munique e se instalou em uma casa à beira do lago de Lucerna, na Suíça, em companhia de Cosima, que lhe deu três filhos e em 1870 finalmente se casaram. No dia de Natal, no aniversário de Cosima, Wagner promove um concerto especial, em frente à sua casa, com a peça “O Idílio de Siegfried”, que ele compusera para pequena orquestra.

Últimas realizações

Em 1871, Richard Wagner viaja para a cidade de Bayreuth com o objetivo de construir um grande teatro para realizar um festival anual dedicado à suas obras. Com a ajuda do rei Ludwig II a obra pode começar. Construiu também um palacete para sua família. Realizou vários concertos por toda Alemanha e conseguiu concluir o teatro em 1874. Em agosto de 1876 realiza o primeiro festival e se sente recompensado por tudo que havia feito. Pela primeira vez o público assistia a apresentação completa do ciclo “O Anel dos Nibelungos”. Era o apogeu de sua tumultuada carreira.

Em 1882, sobrecarregado de tanto trabalho, viaja para a Itália a fim de se recuperar de um dos vários ataques cardíacos que sofrera. Em 26 de julho assiste a primeira apresentação de sua última criação, “Parsifal”, no teatro em Bayreuth. Em 1883 estava de novo em Veneza e enquanto tocava piano, teve uma sincope que o paralisou.

Richard Wagner faleceu em Veneza, Itália, no dia 13 de fevereiro de 1883.

Veja também as biografias de:
  • Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi um músico, compositor e organista alemã...
  • George Friederich Händel (1685-1759) foi um dos maiores compositores da músic...
  • Johannes Brahms (1833-1897) foi compositor e pianista alemão, um dos mais imp...
  • Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
  • Caetano Veloso (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do movimento t...
  • Renato Russo (1960-1996) foi um músico brasileiro, cantor e compositor da ban...
  • Raul Seixas (1045-1989) foi um músico, compositor e cantor brasileiro, consid...
  • Gilberto Gil (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do Movimento Tro...
  • Bob Marley (1945-1981) foi um cantor e compositor jamaicano, que consolidou o...
  • Toquinho (1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. É conhecido...

Última atualização: 13/12/2017