Roberta Flack

Cantora norte-americana

Biografia de Roberta Flack

Roberta Flack (1937) é uma cantora, compositora e pianista norte-americana. É conhecida, sobretudo por baladas de sucesso dos anos 70, como Killing Me Sofily With His Song e The Closer I Get to You.

Roberta Flag (1937) nasceu em Black Mountain, Carolina do Norte, Estados Unidos, no dia 10 de fevereiro de 1937. Filha do organista de uma igreja protestante de Nashville, desde pequena aprendeu a tocar piano e cantar. Formou-se em música na Universidade de Howard.

Depois de formado, foi descoberta por Less McCam, enquanto cantava e tocava jazz em uma boate em Washington. Em 1969 assinou contrato com a Atlantic Records. Nesse mesmo ano, gravou seu primeiro LP “First Take”. Em seguida lançou “Chapter Two” (1970).

O sucesso de Roberta Flack só veio em 1971, com a música “First Time Ever I Saw Your Face”, gravada em seu primeiro LP, quando o diretor de cinema Clint Eastwood a incluiu na trilha sonora do filme, Play Musty For Me (Perversa Paixão), o que levou a música a permanecer por seis semanas consecutivas em primeiro lugar nas paradas de sucesso, em 1972.

Ainda em 1972, Roberta Flack entrou nos estúdios, junto com o cantor Donny Hathaway para gravar o disco “Roberta Flack & Donny Hathaway”, que fez sucesso com a música “Were is the Love”, a versão do clássico de Carole King, You’ve Got a Friend. A música foi vencedora do Grammy em 1972.

O sucesso da Cantora se firmou em 1973, com a música “Killing Me Softly With His Song”, que permaneceu cinco semanas em primeiro lugar nas paradas da Billboard 100, e conquistou três Prêmios Grammy, incluindo a de Canção do Ano. A música se tornou um dos grandes hits da música contemporânea.

Em 1977, Roberta Flack gravou a canção “The Closer I Get to You”, em dueto com Donny Hathaway, um grande sucesso dos anos 70. Flack e Hathaway gravaram vários duetos juntos, incluindo dois LPs, até a morte de Hathaway em 1979.

Em 1983, Roberta gravou a música “This Side of Forever”, a pedido do diretor Clint Eastwood, para o filme Dirty Harry Sudden Impact, o quarto da série Dirty Harry. Em 1986, gravou a canção intitulada “Together Through The Years” para a série Valerie, da NBC, mais tarde conhecida como The Hogan Family. A canção foi usada durante as seis temporadas da série, encerrada em 1991.

Em 1999 seu nome recebeu uma estrela na calçada da fama em Hollywood. Nesse mesmo ano, iniciou uma turnê na África do Sul, quando contou com a presença de Nelson Mandela. Em 2010, a cantora se apresentou no 52º Prêmio Grammy Anual, cantando a música “Where Is The Love”, em dueto com Maxwell.

Depois de oito anos sem gravar, em fevereiro de 2012 Roberta Flac lançou um disco inteiramente dedicado ao repertório dos Beatles (onze composições da dupla John Lennon & Paul McCartney e uma de George Harrison). Roberta consegue revisitar canções com uma roupagem soul, sem descaracterizá-las.

Veja também as biografias de:
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Katy Perry (1984) é uma cantora pop norte-americana, autora dos sucessos I Ki...
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...
  • Nina Simone (1933-2003) foi uma pianista, cantora e compositora norte-america...
  • Billie Holiday (1915-1959) foi uma cantora e compositora norte-americana que...
  • Karen Carpenter (1950-1983) foi uma cantora norte-americana e baterista, que...
  • Beyoncé (1981) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz norte-am...
  • Madonna (1958) é uma cantora, atriz, dançarina e produtora musical norte-amer...
  • Selena Gomez (1992) é atriz, cantora e compositora norte-americana. Engajada...
  • Miley Cyrus (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Ficou...

Última atualização: 07/06/2017