Bernardo Bertolucci

Cineasta italiano

Biografia de Bernardo Bertolucci

Bernardo Bartolucci (1941-2018) foi um cineasta italiano, autor de obras-primas como, "O Conformista", "O Último Tango em Paris" e o "Último Imperador".

Bernardo Bertolucci nasceu em Parma, na Itália, no dia 16 de março de 1941. Filho de um poeta, professor de história da arte e crítico de cinema influenciou o filho a gostar de filmes ao acompanhá-lo, desde pequeno, a seções de cinema. Com 19 anos publicou um livro de poesias, “Em Busca do Mistério”, que ganhou o Prêmio Viareggio, um dos principais prêmios literários da Itália.

Carreira Cinematográfica

Com 20 anos, Bernardo Bertolucci iniciou sua carreira cinematográfica como assistente de direção do cineasta Pier Paolo Pasolini no filme “Acattone” (Desajuste Social), em 1961. Logo depois, deixou a Universidade de Roma e deu início à sua carreira independente com o longa-metragem “La Commare Secca” (A Morte).

O reconhecimento de seu trabalho veio com o segundo longa “Antes da Revolução” (1964), que participou do festival de cinema de Cannes. Foi o começo de uma longa carreira de 52 anos e grandes sucessos.

O Conformista

Para muitos, o Conformista (1970) foi a maior obra-prima de Bertolucci. O filme, baseado no romance de mesmo nome, escrito por Alberto Moravia, se passa durante o fascismo na Itália e o personagem principal é um jovem que adere ao fascismo e aceita participar de um plano para matara um antigo professor, dissidente do regime de Mussolini. O cineasta foi indicado ao Oscar de melhor Roteiro Adaptado.

O Último Tango em Paris

Ousado, polêmico e censurado, o filme O Último Tango em Paris (1972) tornou o nome de Bertolucci conhecido em todo o mundo. Considerado um escândalo em sua época foi censurado no Brasil, que vivia sob uma forte ditadura militar. No enredo, Paul, o personagem interpretado por (Marlon Brando) sofre pela morte da mulher, até encontrar Jeanne (Maria Schneider), bem mais jovem que ele, com quem mantem uma relação estritamente sexual.

1900

Com o sucesso do Último tango em Paris, Bertolucci continuou investindo em filmes com preocupações políticas. Ligado ao Partido Comunista Italiano, em 1972, lança “1900”. Primeiro grande épico de sua carreira. Com mais de 5 horas de duração, dividido em duas partes, o filme conta a história de dois amigos de infância que se dividem politicamente, a partir do século XX.

O Último Imperador

O Último Imperador (1987), um dos maiores sucessos da carreira de Bertolucci, vencedor de nove estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Diretor, conta a história de Pu-Yi, o último imperador da China, desde sua infância, quando foi nomeado para o posto aos 3 anos de idade até ser deposto pela Revolução Comunista e que terminou a vida como jardineiro do palácio da Cidade Proibida.

O Pequeno Buda

Mais um épico de Bertolucci, porém não teve boa acolhida pela crítica. O Pequeno Buda (1994) conta a história de um monge budista que viaja o mundo em busca do espírito reencarnado de Siddarta Gautama, o criador do budismo. Ele encontra três crianças que podem ser a reencarnação do mestre e, são levadas para o monastério, onde serão testadas. Nesse processo é contada a história do homem que se tornou conhecido como Buda.

Eu e Você

Eu e Você (2012) foi o último filme de Bertulucci, uma historia de um adolescente que diz a sua família que vai esquiar nas montanhas, mas fica trancado no porão do prédio onde mora e faz amizade com uma menina drogada.

Últimos Anos

Bernardo Bertolucci teve uma carreira muito produtiva que o colocou sempre entre os principais cineastas do mundo. Há cerca de uma década Bernardo Bertolucci enfrentava sérios problemas de coluna, que o levaram a se locomover numa cadeira de rodas. Bertolucci faleceu em Roma, Itália, no dia 26 de novembro de 2018, em decorrência de um câncer no pulmão.

Veja também as biografias de:
  • Federico Fellini (1920-1993) foi um cineasta italiano, considerado um mestre...
  • Georges Méliès (1861-1938) foi um cineasta e ilusionista francês, um dos prec...
  • Glauber Rocha (1939-1981) foi cineasta brasileiro. Um dos responsáveis pelo m...
  • Walter Salles (1956) é cineasta brasileiro. Seus filmes mais famosos são "Cen...
  • Fernando Meirelles (1955) é um cineasta, produtor e roteirista brasileiro. O...
  • Alfred Hitchcock (1899-1980) foi um cineasta inglês, uma das mais importantes...
  • Jorge Furtado (1959) é um cineasta brasileiro. Com extenso trabalho na televi...
  • F. W. Murnau (1879-1931) foi um cineasta alemão...
  • James Cameron (1954) é um cineasta, produtor e roteirista canadense. Seus fil...
  • Ridley Scott (1937) é um cineasta inglês que se tornou conhecido por realizar...

Última atualização: 01/12/2018

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.