Bruna Viola

Cantora brasileira

Biografia de Bruna Viola

Bruna Viola (1993) é uma cantora, compositora e violeira brasileira, que conquistou o público jovem com o sertanejo de raiz.

Bruna Viola (1993), nome artístico de Bruna Villas Bôas Kamphorst, nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, no dia 25 de maio de 1993. Filha de Rogério Kamphorst, que atua no ramo do agronegócio e de Ana Maria Villas Bôas Kamphorst, dona de casa que virou empresária da filha.

Na família de Bruna, a paixão pela viola caipira ultrapassa gerações. Seu bisavô Publio Villas Bôas (com parentesco com os irmãos Villas Boas, célebres sertanistas e indianistas) tinha o costume de receber em sua fazenda o violeiro Tião Carreiro. Seu avô Benedito Villas Bôas relembrava sempre o dia em que participou de uma roda de violeiros com a presença de Inezita Barroso, numa fazenda em Mato Grosso.

Com 10 anos Bruna ganhou sua primeira viola e logo estava participando de encontros de violeiros, para tocar modas tradicionais do sertanejo de raiz. A paixão pela viola é tão grande que seu nome artístico foi ditado pelo instrumento. Sua destreza na viola lhe rendeu elogios de nomes de destaque como Inezita Barroso e Almir Sater.

Sua primeira apresentação pública foi numa feira agropecuária. Em 2009 recebeu o convite do diretor Rogério Gomes para participar de uma cena da novela Paraíso, da Rede Globo. Na apresentação ela cantou a música “Moradia” de Tião Carreiro. Em 2011 lançou seu primeiro CD, “Resgatando Raízes”, somente com modas de viola. Em 2012 lançou seu segundo CD, “Só Pra ficar na Moda”, onde aderiu ao estilo sertanejo universitário.

Bruna estudava medicina veterinária, mas com a agenda cada vez mais lotada, teve que abandonar o curso no terceiro período, pois faltava às aulas para cuidar de uma ascendente carreira de cantora sertaneja. Mudou-se de Cuiabá para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, base mais próxima para os deslocamentos pelo interior do país onde construiu uma carreira respeitável no showbiz caipira.

Em agosto de 2015, Bruna Viola lançou seu terceiro disco intitulado “Sem Fronteiras”, o primeiro pela Universal Music, onde mistura modas de seu repertório com baladas que poderiam figurar num disco pop, mas que lembram baladas dos anos 80, como “Espero Mais” e “Nossas Almas”. Na música “Se Você Voltar”, Bruna divide os vocais com a dupla sertaneja, César Menotti & Fabiano.

Em 2016, Bruna Viola lançou o clip da música “Você Não Sabe (Quero Ver)”, uma amostra de seu primeiro DVD gravado ao vivo na casa de shows Villa Country, em São Paulo, que contou com a participação especial de César Menotti & Fabiano, na música “Se Você Voltar”.

Veja também as biografias de:
  • Elis Regina (1945-1982)foi uma cantora brasileira. Por sua performance versát...
  • Ivete Sangalo (1972) é cantora e compositora brasileira. Grande representante...
  • Pitty (1977) é uma cantora brasileira de rock, considerada uma das maiores do...
  • Paula Fernandes (1984) é uma cantora e compositora, brasileira...
  • Claudia Leitte (1980) é uma cantora e compositora brasileira de música Pop e...
  • Elba Ramalho (1951) é uma cantora e atriz paraibana, uma das principais intér...
  • Maria Bethânia Viana Teles Veloso (1946), conhecida como , é um...
  • Gaby Amarantos (1978) é uma cantora brasileira que virou atração do pop nacio...
  • Dalva de Oliveira (1917-1972) foi uma cantora brasileira que fez sucesso nos...
  • Larissa Manoela (2000) é uma atriz, cantora, modelo e dubladora brasileira.Pr...

Última atualização: 27/06/2016

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.