Felipe Neto

Youtuber, influencer e empresário brasileiro
Por Laura Aidar
Formada em Comunicação

Biografia de Felipe Neto

Felipe Neto Rodrigues Vieira é um youtuber e influencer brasileiro que também atua como empresário, comediante e escritor.

Seu canal no YouTube ultrapassa 41 milhões de inscritos, sendo um dos youtubers mais assistidos no mundo todo.

Em 2012 Felipe criou a Paramaker, empresa de network virtual que gerencia cerca de 5 mil canais no YouTube.

Origem

Felipe Neto nasceu em 21 de janeiro de 1988 no Rio de Janeiro. Sua origem é humilde, começando a trabalhar aos 13 anos. 

Foi na adolescência que se interessou pelo teatro, atuando em algumas peças.

Trajetória na internet

O primeiro canal que Felipe Neto criou no YouTube se chamava “Não faz sentido” e estreou em 19 de abril de 2010, por isso ele é considerado um veterano em sua área.

Felipe usava o espaço virtual para fazer críticas ácidas e engraçadas a personalidades, filmes e comportamentos da população.

Em 2016 o canal foi reformulado. No ano seguinte ele e o irmão Luccas Neto, também youtuber, criam um canal que nas primeiras 24 horas conseguiu 1 milhão de seguidores, batendo um recorde.

Por conta do aumento do público infantil que passou a ver seus conteúdos, Felipe decidiu contratar pedagogos e psicólogos para adequar seus vídeos.

Em 2018 também lançou outro canal, dedicado a games, o Final Level.

Ações na sociedade

Felipe Neto usa sua popularidade e influência para realizar algumas ações filantrópicas. 

Em 2019 ele iniciou um projeto em seu canal em que a verba adquirida das novas inscrições é redirecionada à instituições beneficentes. O projeto se chama “Faça sua parte” e ajuda entidades como a “Mães da Sé”, que atua na busca por jovens desaparecidos, e o Instituto de Apoio à Criança e ao Adolescente com doenças Renais (ICRIM).

O botão de “Seja Membro” do canal, que também recolhe verba dos inscritos, é outro recurso que Felipe Neto usa para arrecadar doações.

Outra ação de destaque foi a doação de 14 mil exemplares de livros com temática LGBT na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. O ato foi uma resposta à censura do prefeito Marcelo Crivella ao mandar retirar da bienal uma História em Quadrinhos que trazia a imagem de um beijo homoafetivo.

Processos, polêmicas e acusações falsas

Felipe Neto é uma personalidade que procura se envolver na sociedade e dizer o que pensa. Por ter muita influência sobre os jovens, acaba sendo alvo de processos e acusações.

Em 2019, após sua ação na Bienal do Livro do Rio, Felipe recebeu ameaças de morte e precisou tirar sua mãe do país.

No ano seguinte o youtuber foi acusado injustamente de pedofilia, sendo alvo de “fake news”. A perseguição aumentou depois que Felipe deu uma entrevista ao jornal estadunidense New York Times afirmando que o presidente Jair Bolsonaro é o pior chefe de estado no combate à pandemia de Covid-19.

Várias entidades e personalidades famosas foram em defesa de Felipe Neto.

Em março de 2021 Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, moveu uma ação contra o youtuber por ele chamar o presidente de genocida. Felipe foi acusado de “crime contra a segurança nacional”.

Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Veja também as biografias de: