José Barbosa da Silva
Biografia de José Barbosa da Silva
José Barbosa da Silva (1888-1930) foi músico e compositor brasileiro. Sinhô, como era conhecido é autor de vários sambas de sucesso. Foi um dos grandes parceiros de Pixinguinha.
José Barbosa da Silva (1888-1930) nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de Setembro de 1888. Ficou conhecido com o apelido de Sinhô. Desde criança tirava melodias do piano do seu avô. Aos 14 teve contato com Pixinguinha, que seria um de seus grandes parceiros de música e boemia. Com apenas 17 anos, casou-se com uma portuguesa que conheceu no rancho carnavalesco "Ameno Resedá". Em menos de três anos, Sinhô já era pai de três crianças.
Em 1913, Sinhô entra de vez para o samba. Frequentando a casa de Tia Ciata, reduto dos sambistas. Tinha por companheiros da noite Pixinguinha, Donga, entre outros. Lá, foi composto o primeiro samba de sucesso, "Pelo Telefone", que ganhou crédito de Donga, mas que depois seria reclamada autoria por Sinhô, Pixinguinha, Tia Ciata, e outros sambistas. Ainda hoje a polêmica não foi esclarecida, mas os autores oficiais são Donga e o jornalista Mário de Almeida.
Sinhô era bom provocador, em 1918 montou um grupo chamado "Quem são eles?", e desafiava seus rivais de samba, Pixinguinha, Donga, China, Hilário, em plena Praça 11. Também não deixava a política de lado, compôs o samba "Fala Baixo" ironizando o presidente Artur Bernardes. A ironia de Sinhô é clara na canção "O Rei dos meus Sambas".
Outro samba polêmico data de 1927 "A Favela Vem Abaixo", criticando o urbanista francês Agache, que dentro do projeto de remodelação do Rio de Janeiro, pretendia derrubar o morro da Favela. Ainda em 27, Sinhô é coroado o Rei do Samba, pela excelência de suas composições. Seu maior rival foi o sambista Heitor dos Prazeres, que reivindicava alguns sambas de Sinhô como sendo seus.
Sua última companheira queimou tudo o quanto lhe pertencia e vendeu seu violão gravado em madrepérola. Historiadores dizem que Sinhô "Foi um dos poucos músicos que deram à luz ao genuíno samba". José Barbosa da Silva morreu no Rio de Janeiro no dia 4 de agosto de 1930.
- Jacob do Bandolim - Músico brasileiro
Última atualização: 28/05/2012