José Barbosa da Silva

Músico e compositor brasileiro

Biografia de José Barbosa da Silva

José Barbosa da Silva (1888-1930) foi um músico e compositor brasileiro. Sinhô, como era conhecido é autor de vários sambas de sucesso. Foi um dos grandes parceiros de Pixinguinha.

José Barbosa da Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de Setembro de 1888. Ficou conhecido com o apelido de Sinhô. Desde criança tirava melodias do piano do seu avô. Aos 14 teve contato com Pixinguinha, que viria a ser um de seus grandes parceiros de música e de boemia. Com apenas 17 anos, casou-se com uma portuguesa que conheceu no rancho carnavalesco "Ameno Resedá". Em menos de três anos, Sinhô já era pai de três crianças.

Em 1913, José Barbosa da Silva entrou de vez para o samba frequentando a casa de Tia Ciata, reduto dos sambistas. Tinha por companheiros da noite Pixinguinha, Donga, entre outros. Lá, foi composto seu primeiro samba de sucesso, "Pelo Telefone", que ganhou crédito de Donga, mas que depois teria sua autoria reclamada por Sinhô, Pixinguinha, Tia Ciata e outros sambistas. Ainda hoje a polêmica não foi esclarecida, mas os autores oficiais são Donga e o jornalista Mário de Almeida.

Sinhô era bom provocador, em 1918 montou um grupo chamado "Quem são eles?" e desafiava seus rivais de samba, Pixinguinha, Donga, China e Hilário, em plena Praça 11. Também não deixava a política de lado, compôs o samba "Fala Baixo" ironizando o presidente Artur Bernardes. A ironia de Sinhô é clara na canção "O Rei dos meus Sambas".

Outro samba polêmico data de 1927 "A Favela Vem Abaixo", criticando o urbanista francês Agache, que dentro do projeto de remodelação do Rio de Janeiro, pretendia derrubar o morro onde ficava a Favela. Ainda em 27, Sinhô foi coroado o "Rei do Samba", pela excelência de suas composições. Seu maior rival foi o sambista Heitor dos Prazeres, que reivindicava alguns sambas de Sinhô como sendo seus.

Sua última companheira queimou tudo o quanto lhe pertencia e vendeu seu violão gravado em madrepérola. Historiadores dizem que Sinhô "Foi um dos poucos músicos que deram à luz ao genuíno samba".

José Barbosa da Silva faleceu no Rio de Janeiro no dia 4 de agosto de 1930.

Veja também as biografias de:
  • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) foi um músico e compositor austríaco, con...
  • Antonio Vivaldi (1678-1741) foi compositor e músico italiano. Seu concerto As...
  • Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
  • Caetano Veloso (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do movimento t...
  • Renato Russo (1960-1996) foi um músico brasileiro, cantor e compositor da ban...
  • Raul Seixas (1045-1989) foi um músico, compositor e cantor brasileiro, consid...
  • Gilberto Gil (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do Movimento Tro...
  • Toquinho (1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. É conhecido...
  • Pixinguinha (1897-1973) foi músico brasileiro, autor da música "Carinhoso". É...
  • Dominguinhos (1941-2013) foi músico brasileiro. Cantor, sanfoneiro e composit...

Última atualização: 12/10/2017

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.