Marília Arraes

Política brasileira
Por Dilva Frazão

Biografia de Marília Arraes

Marília Arraes (1984) é uma política brasileira. Neta do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005) é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e concorre à prefeitura da cidade do Recife em 2020.

Marília Valença Rocha Arraes de Alencar nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, no dia 12 de abril de 1984. É filha do administrador de empresas Marcos Arraes de Alencar e da psicóloga Sônia Valença Rocha.

Por parte de mãe, Marília Arraes é neta do psiquiatra infantil Zaldo Rocha, um dos pioneiros da psicanálise no país.

Marília Arraes foi aluna do Colégio Marista São Luís, no Recife. Aprovado no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco ingressou no curso de Direito, bacharelando-se em 2007.

Marília foi casada com Luiz Felipe Câmara de Oliveira Pontes. É mãe da Maria Isabel Arraes de Alencar Pontes nascida em 2015.

Carreira Política

Marília Arraes iniciou sua carreira política no PSB, em 2005, partido para o qual Miguel Arraes migrou em 1990. Entre 2007 e 2008 foi Secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco no governo de Eduardo Campos (PSB).

Ainda em 2008, Marília foi eleita vereadora do Recife. Entre 2009 e 2010, ela atuou como presidente da Comissão de Políticas Públicas da Juventude. Em 2011 presidiu a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal.

Em 2012, Marília foi reeleita para a Câmara Municipal. Logo após as eleições, foi nomeada para a Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional na gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB).

Em abril de 2014, Marília voltou para a Câmara Municipal, mas entrou em colisão com a cúpula do PSB, pois não teve o apoio do governador Eduardo Campos à sua pretensão de se lançar ao cargo de deputada federal.

Em 2014 anunciou seu apoio à reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2016 deixou o PSB e no mesmo ano filiou-se ao Partido dos trabalhadores..

Em outubro de 2016 concorreu novamente ao cargo de vereador para o seu terceiro mandato. Assumiu a liderança da bancada de oposição. Comprometida com o PT, coordenou toda a resistência contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Em 2018, Marília foi convidada pela militância do PT para disputar a pré-candidatura ao governo do estado de Pernambuco.

Porém, viu sua candidatura ser retirada pela cúpula do partido, que decidiu ficar fora da disputa em troca do apoio ao PSB à reeleição de Fernando Pimentel, em Minas Gerais, e à candidatura presidencial de Fernando Haddad.

Em 2018, Marília concorreu a uma vaga na Câmara Federal, vencendo a disputa com uma expressiva votação de 193.108 mil votos.

marília arraes
Marília Arraes - Câmara Federal

Em 2020, Marília entrou na disputa para a prefeitura do Recife, com o apoio da militância do PT, conquistando uma vaga no segundo turno junto com seu primo João Campos, filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes. É a primeira vez que o clã Arraes entra dividido para a disputa de uma eleição.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Manuela d'Ávila (1981) é uma política brasileira que concorreu para a vice pr...
  • Tabata Amaral (1993) é uma jovem política brasileira eleita para ocupar o car...
  • Dilma Rousseff (1947) é uma política e economista brasileira. Ex-presidente d...
  • Marielle Franco (1979-2018) foi uma política e socióloga brasileira. Vereador...
  • Marina Silva (1958) é ambientalista e política brasileira. Recebeu no Palácio...
  • Joice Hasselmann (1978) é uma jornalista e política brasileira...
  • Janaina Paschoal (1974) é uma professora, jurista e política brasileira...
  • Bertha Lutz (1894-1976) foi uma cientista brasileira pioneira na luta pelos d...
  • Margaret Thatcher (1925-2013) foi uma política britânica, a primeira mulher a...
  • Theresa May (1956) é uma política britânica conservadora que atuou como prime...