Marília Arraes
Biografia de Marília Arraes
Marília Arraes (1984) é uma política brasileira. Neta do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005) foi filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e concorreu à prefeitura da cidade do Recife em 2020. Em 2022, filiou-se ao Solidariedade e anunciou sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco.
Marília Valença Rocha Arraes de Alencar nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, no dia 12 de abril de 1984. É filha do administrador de empresas Marcos Arraes de Alencar e da psicóloga Sônia Valença Rocha.
Por parte de mãe, Marília Arraes é neta do psiquiatra infantil Zaldo Rocha, um dos pioneiros da psicanálise no país.
Marília Arraes foi aluna do Colégio Marista São Luís, no Recife. Aprovado no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco ingressou no curso de Direito, bacharelando-se em 2007.
Marília foi casada com Luiz Felipe Câmara de Oliveira Pontes. É mãe da Maria Isabel Arraes de Alencar Pontes nascida em 2015.
Carreira Política
Marília Arraes iniciou sua carreira política no PSB, em 2005, partido para o qual Miguel Arraes migrou em 1990. Entre 2007 e 2008 foi Secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco no governo de Eduardo Campos (PSB).
Ainda em 2008, Marília foi eleita vereadora do Recife. Entre 2009 e 2010, ela atuou como presidente da Comissão de Políticas Públicas da Juventude. Em 2011 presidiu a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal.
Em 2012, Marília foi reeleita para a Câmara Municipal. Logo após as eleições, foi nomeada para a Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional na gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB).
Em abril de 2014, Marília voltou para a Câmara Municipal, mas entrou em colisão com a cúpula do PSB, pois não teve o apoio do governador Eduardo Campos à sua pretensão de se lançar ao cargo de deputada federal.
Em 2014 anunciou seu apoio à reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2016 deixou o PSB e no mesmo ano filiou-se ao Partido dos Trabalhadores.
Em outubro de 2016 concorreu novamente ao cargo de vereadora para o seu terceiro mandato. Eleita, assumiu a liderança da bancada de oposição. Comprometida com o PT, coordenou toda a resistência contra o impeachment de Dilma Rousseff.
Em 2018, Marília foi convidada pela militância do PT para disputar a pré-candidatura ao governo do estado de Pernambuco.
Porém, viu sua candidatura ser retirada pela cúpula do partido, que decidiu ficar fora da disputa em troca do apoio ao PSB à reeleição de Fernando Pimentel, em Minas Gerais, e à candidatura presidencial de Fernando Haddad.
Em 2018, apoiada pela mesma militância, Marília concorreu a uma vaga na Câmara Federal, vencendo a disputa com uma expressiva votação de 193.108 mil votos, para o exercício de 2019 a 2023.
Em 2020, Marília licenciou-se do cargo de Deputada Federal para entrar na disputa para a prefeitura do Recife, com o apoio da militância do PT, conquistando uma vaga no segundo turno junto com seu primo João Campos, do PSB, filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes.
Protagonista da política no estado de Pernambuco, há décadas, o clã Arraes entrou pela primeira vez dividido na disputa das eleições. João Henrique Campos venceu as eleições, no segundo turno, com 56% dos votos válidos tornando-se o prefeito mais jovem da história do Recife.
Em 2022, depois de seis anos, Marília Arraes se desfiliou do PT e se filiou ao Solidariedade. Anunciou sua pré-candidatura ao governo de Pernambuco e assumiu também a presidência estadual do partido.
- Simone Tebet (1970) é uma política, professora de direito e advogada brasilei...
- Benedita da Silva (1942) foi fundadora do PT e exerceu uma série de cargos po...
- Raquel Lyra (1978) é uma advogada e política brasileira. Foi Deputada Estadua...
- Dilma Rousseff (1947) é uma política e economista brasileira. Ex-presidente d...
- Marielle Franco (1979-2018) foi uma política e socióloga brasileira. Vereador...
- Marina Silva (1958) é uma ambientalista e política brasileira. Recebeu no Pal...
- Janaina Paschoal (1974) é uma política, jurista e professora livre docente de...
- Bertha Lutz (1894-1976) foi uma cientista brasileira pioneira na luta pelos d...
- Margaret Thatcher (1925-2013) foi uma política britânica, a primeira mulher a...
- Ingrid Betancourt (1961), ativista política colombiana, foi sequestrada pela...