Simone Tebet

Política brasileira
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Simone Tebet

Simone Tebet (1970) é uma política, professora de direito e advogada brasileira. Filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi Senadora da República pelo Estado de Mato Grosso do Sul.

Em 2022 concorreu à Presidência da República ficando em terceiro lugar. No segundo turno apoiou o candidato Luiz Inácio da Silva. Com a vitoria de Lula, Tebet foi nomeada Ministra do Desenvolvimento.

Simone Nassar Tebet nasceu em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, no dia 22 de fevereiro de 1970. Seu pai, Ramez Tebet, falecido em 2006, foi governador do Mato Grosso do Sul, senador e presidente do Congresso. Sua mãe, Fairte Nasser Tebet é uma filantropa. Seus avós eram filhos de imigrantes libaneses radicados no Mato Grosso do Sul.

Formação

Em 1992, com 21 anos, Simone formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1998 recebeu o título de Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Simone foi professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Católica Dom Bosco, da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal e da Faculdade Integrada de Campo Grande.

Entre os anos de 1995 e 1997 foi consultora técnica jurídica da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Entre 1997 e 2001, foi diretora técnica legislativa.

Carreira Política

Simone Tebet iniciou sua carreira política em 2002, ao ser eleita deputada estadual do Mato Grosso do Sul. Foi a mulher mais votada naquele ano com 25.251 votos.

Em 2004, Simone licenciou-se do cargo para se candidatar à prefeitura da cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Eleita, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo na cidade. Em 2008 foi reeleita com mais de 76% dos votos.

Em 2010, Simone deixou a prefeitura de Três Lagoas para ser a vice-governadora na chapa de André Puccinelli. Com a vitória da chapa, Simone tornou-se a primeira mulher vice-governadora do Estado. Entre 2013 e 2014, chefiou a Secretaria de Governo.

Senadora

Nas eleições de 2014, Simone candidatou-se ao cargo no Senado Federal por Mato Grosso do Sul, sendo eleita em 5 de outubro.

Em 2015, foi eleita para presidente da Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher.

Em 2016, a senadora votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Neste mesmo ano, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em 2017 votou a favor da Reforma Trabalhista.

Em 2018 foi escolhida para liderar a bancada do MDB no Senado Federal, cargo que exerceu até janeiro de 2019.

Em 2019, Simone foi eleita presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, tornando a primeira mulher a assumir esse cargo. Nesse mesmo ano, votou contra o Decreto que flexibilizava o porte e posse de Armas.

Em janeiro de 2021, Simone Tebet foi indicada pelo MDB para concorrer à Presidência do Senado, porém o vencedor foi Rodrigo Pacheco e Tebet ficou com a segunda colocação.

Em 2022, Simone Tebet concorreu à Presidência da República ficando em terceiro lugar. No segundo turno apoiou o candidato Luiz Inácio da Silva. Com a vitoria de Lula, Tebet foi nomeada Ministra do Desenvolvimento.

Vida Pessoal

Simone Tebet é casada com Eduardo Rocha, Secretário de Gestão Estratégica do Governo do Mato Grosso do Sul. O casal tem duas filhas, Maria Eduarda e Maria Fernanda Tebet Rocha.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Raquel Lyra (1978) é uma advogada e política brasileira. Foi Deputada Estadua...
  • Benedita da Silva (1942) foi fundadora do PT e exerceu uma série de cargos po...
  • Marília Arraes (1984) é uma política brasileira. Neta do ex-governador Miguel...
  • Dilma Rousseff (1947) é uma política e economista brasileira. Ex-presidente d...
  • Marielle Franco (1979-2018) foi uma política e socióloga brasileira. Vereador...
  • Marina Silva (1958) é uma ambientalista e política brasileira. Recebeu no Pal...
  • Janaina Paschoal (1974) é uma política, jurista e professora livre docente de...
  • Bertha Lutz (1894-1976) foi uma cientista brasileira pioneira na luta pelos d...
  • Margaret Thatcher (1925-2013) foi uma política britânica, a primeira mulher a...
  • Ingrid Betancourt (1961), ativista política colombiana, foi sequestrada pela...