Michelle Bolsonaro

Primeira-Dama do Brasil

Biografia de Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro (1980) é a Primeira-Dama do Brasil e ativista das causas sociais e inclusivas. Foi secretária parlamentar da Câmara dos Deputados.

Família e Infância

Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro nasceu em Ceilândia, Brasília, no dia 22 de março de 1980. Filha de Vicente de Paulo Reinaldo, motorista de ônibus aposentado, natural de Crateús, no Ceará, e de Maria da Graça Firmo Ferreira. Michelle é a mais velha de cinco irmãos.

Michelle Bolsonaro cresceu em meio a uma família católica, mas na adolescência se tornou evangélica. Inspirada na deficiência de um tio, Michelle aprendeu a linguagem dos sinais. Fez alguns trabalhos como modelo, mas aconselhada por uma missionária da igreja que frequentava, afastou-se dessa carreira. Trabalhou como demonstradora de alimentos e de vinhos em um supermercado.

Secretária Parlamentar e Casamento

Em 2004, Michele Bolsonaro passou a trabalhar como secretária parlamentar na câmara dos Deputados. Em 2006 conheceu o deputado Jair Bolsonaro e foi trabalhar em seu gabinete. No ano seguinte casaram-se no civil. Em 2008, o Supremo Tribunal Federal proibiu o emprego de parentes no serviço público e Michelle foi demitida.

Michelle que já tinha uma filha de um relacionamento anterior, Letícia Mariana, teve uma segunda filha com Jair Bolsonaro, Laura. que nasceu em 2010. Em 2013, foi celebrada a cerimônia evangélica do casamento de Michelle e Jair Bolsonaro na assembleia de Deus Vitória em Cristo do pastor Silas Malafaia, no Rio de Janeiro.

Morando na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Michelle frequenta a Igreja Batista Atitude e se dedica às ações sociais como a distribuição de alimentos para as instituições carentes e também ajuda no “Ministério dos Surdos” atuando como interprete de libras nos cultos de sua igreja.

Campanha Política

Durante a campanha política de Jair Bolsonaro para Presidente da República, Michelle apoiou o marido, mas esteve sempre nos bastidores. Em todos os pronunciamentos, Bolsonaro, teve uma interprete de libras ao seu lado. No dia da vitória nas eleições presidenciais, direto de sua residência na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro fez o seu pronunciamento acompanhado de Michele.

Atentado a Jair Bolsonaro

No dia 6 de setembro de 2018, Jair Bolsonaro foi esfaqueado no abdômen enquanto estava em campanha nas ruas de Juiz de Fora em Minas Gerais. Michele permaneceu ao lado do marido durante todos os momentos de sua recuperação, depois de passar por duas cirurgias.

Primeira Dama

No dia 1 de janeiro de 2019, na tradicional solenidade de posse da presidência, Michele acompanhou o marido. Após a passagem da faixa presidencial de Michel Temer para Jair Bolsonaro, a primeira dama surpreendeu a todos ao discursar no parlatório, antes do marido.

Ao discursar em libras e traduzida por uma assessora, Michele fez um agradecimento a todos aqueles que colaboraram com a campanha presidencial, todos os que foram solidários nos momentos difíceis da recuperação do marido.

Michele agradeceu a Deus por poder ajudar aos mais necessitados, um trabalho que faz há algum tempo, e que promete continuar a fazê-lo. Agradeceu aos interpretes de libras que têm feito um lindo trabalho de inclusão social. Agradeceu ao “amado esposo” e o beijou, atendendo ao pedido do público presente. Terminou seu discurso pronunciando o slogan da campanha, “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, sendo bastante aplaudida.

Veja também as biografias de:
  • Eva Perón (1919-1952) foi primeira-dama da Argentina durante o primeiro manda...
  • Michelle Obama (1964) é uma advogada norte-americana. Foi primeira-dama dos E...
  • Indira Gandhi (1917-1984) foi primeira-ministra da Índia, entre os anos de 19...
  • Dom Pedro I (1798-1834) foi o primeiro Imperador do Brasil. Outorgou a prime...
  • Dom Pedro II (1825-1891) foi o segundo e último Imperador do Brasil. Tornou-...
  • Luiz Inácio Lula da Silva (1945) foi o 35º. Presidente do Brasil. Eleito nas...
  • Juscelino Kubitschek (1902-1976) ex-presidente do Brasil governou entre 1956...
  • Castelo Branco (1900-1967) foi político, militar e o primeiro presidente do B...
  • Floriano Peixoto (1839-1895) foi um político, militar e presidente brasileiro...
  • Costa e Silva (1899-1969) foi presidente do Brasil. O Ato Institucional AI-5...

Última atualização: 02/01/2019

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.