Boécio

Filósofo e político italiano

Biografia de Boécio

Boécio (480-524) foi um filósofo, político e poeta italiano, autor da obra "A Consolação da Filosofia", escrita entre 523 e 524. Representante do neoplatonismo se inclinou também pelo estoicismo e se destacou como um dos fundadores da filosofia cristã do Ocidente.

Boécio (Anício Mânlio Torquatos Severinos Boethius) nasceu em Roma, por volta de 480. Filho do cônsul Flávio Mânlio Boécio, descendente de uma importante família dos Anícios que tinha dado a Roma vários cônsules e o imperador Anício Olíbrio. Após o falecimento de seu pai em 487, Boécio foi educado por Quintus Aurelius Symmaehus, amigo da família.

Possuidor de uma ampla cultura, conhecedor do grego, Boécio entregou-se a estudar e traduzir para o latim todas as obras de Platão e Aristóteles, para demonstrar as supostas disparidades entre os respectivos sistemas filosóficos. Casou-se com Rusticiana, filha de seu mentor Quintus Aurelius, por quem demonstrou profunda veneração ao longo de toda sua vida.

Integrado à vida política, ocupou altos cargos na Itália, durante o reinado de Teodorico o Grande. Em 510, tornou-se cônsul e membro do senado. Em 522 viu seus dois filhos serem elevados a cônsul. Segundo confessou, viveu momentos de plena felicidade, muito bem considerado por Teodorico, apreciado e amado pelos homens mais ilustres daquela época, como o escritor Cossiodoro e o gramático Prisciano.

Ainda em 522, viu sua vida se transformar ao ser acusado de trair o rei, após defender em Verona o senador Albino, que havia sido acusado de uma conspiração para restaurar a república, com o apoio de Justino I, imperador bizantino e cristão ortodoxo, assim também de ser o autor de cartas subversivas e de se dar à prática de magias, foi preso em Pavia, onde permaneceu até 524, quando foi cruelmente torturado até a morte.

A Consolação da Filosofia

Enquanto esteve no cárcere, Boécio escreveu sua obra mais famosa “A Consolação da Filosofia”, composta de cinco livros alternando-se em prosa e verso em que desenvolve um diálogo entre ele a sua visitante a Filosofia, que lhe aparece na figura de uma mulher de venerável aspecto, com olhos luminosos onde busca o alívio para seu martírio. A obra abrange a filosofia propriamente dita, a moral, a teodiceia (termo derivado da obra do filósofo alemão Leibniz, que apresenta inúmeros argumentos sobre a doutrina da justiça divina), a metafísica e a psicologia.

Outras obras de Boécio

Entre suas traduções incluem-se os escritos de Aristóteles, “Categories” e “De Interpretatione”, a tradução comentada do “Iagoge” de Porfírio e obras de Euclides. Voltado para o ensino da lógica, deixou dois pequenos tratados a respeito dos silogismos categórico e hipotético. Suas obras “De Institutione Arithmetica” e “De Institutione Música”, reelaboradas a partir dos manuais gregos de Nicômaco de Gérasa foram consideradas de uso indispensável nos currículos medievais o que prolongou sua fama.

Frases de Boécio

  • O homem é um mundo em miniatura.
  • O homem justo paga a culpa do injusto.
  • Quem pode julgar os amantes? O amor é uma lei para si mesmo.
  • Quem caiu foi porque não soube se sustentar em seus passos.
  • Se Deus existe de onde vem o mal? E se não existe de onde vem o bem?
  • A música é parte de nós e enobrece ou desagrada o nosso comportamento.
  • Nada é mais fugaz do que a forma exterior, sua aparência muda como as flores do campo.

Boécio faleceu em Pavia, Itália, no ano de 524. Seu corpo foi colocado, por ordem do rei Luitprand, na Igreja de San Pietro in Cíel d’Oro, em Pavia, onde passou a ser cultuado.

Veja também as biografias de:
  • Norberto Bobbio (1909-2004) foi um filósofo, militante político, escritor e p...
  • Giordano Bruno (1548-1600) foi um teólogo, filósofo, escritor e religioso ita...
  • Benito Mussolini (1883-1945) foi um político italiano. Foi líder do Partido F...
  • Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um escritor e político italiano. Autor da o...
  • Antonio Gramsci (1891-1937) foi um ativista político, jornalista e intelectua...
  • Thomas Hobbes (1588-1679) foi um teórico político e filósofo inglês, famoso p...
  • Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um pintor italiano. "Mona Lisa" foi uma das...
  • Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo i...
  • Rafael Sanzio (1483-1520) foi um pintor italiano, uma das grandes expressões...
  • Leonardo Fibonacci (1170 — 1250) foi um matemático italiano, responsável pela...

Última atualização: 21/06/2018