Gisele Bündchen

Modelo brasileira
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Gisele Bündchen

Gisele Bündchen (1980) é uma modelo, empresária e ativista ambiental brasileira, considerada uma das modelos mais bem sucedidas do mundo da moda.

Gisele Caroline Bündchen nasceu em Horizontina, Rio Grande do Sul, no dia 20 de julho de 1980. Seus pais, Valdir Bündchen e Vânia Monnenmacher são descendentes de alemães. Gisele tem cinco irmãs, entre elas Patrícia, sua irmã gêmea.

Início da carreira

Em 1993, por insistência de sua mãe, Gisele se inscreveu em um curso de modelo. Alta, magra e bonita, tinha as características exigidas para a carreira. Em 1994, foi descoberta por um olheiro da Elite em um shopping center em São Paulo.

gisele bündchen

No mesmo ano, foi selecionada em um concurso nacional, o Elite Look of the Year, conquistando o segundo lugar. Em seguida, participou do Elite Look, em Ibiza, Espanha, ficando em quarto lugar. Com 14 anos, mudou-se para São Paulo e deu início à sua carreira de modelo.

Em 1996, Gisele viajou para Nova Iorque, para desfilara na Fahion Week, iniciando assim sua carreira internacional. No ano seguinte, foi para Londres onde fez os testes para participar de 42 desfiles.

Com 17 anos, Gisele desfilou para Alexandre McQueen, pousou para as campanhas da Missoni, Chloé, Dolce & Gabana, Valentino, Ralph Lauren e Versage.

Gisele Bündchen venceu o prêmio de modelo do ano da Phytoervas Fashion Award (1998) e da Vogue Fashion Award (1999). Nesse mesmo ano, fez a capa da edição francesa da revista Vogue em três edições.

Modelo de sucesso

Entre 2000 e 2007, Gisele foi “angel” da Victoria’s Sicret. Entre 2001 e 2006 fotografou para o Calendário Pirelli.

gisele bündchen

Gisele atuou em Hollywood, no filme “Táxi” (2004), com Ann Magret Olssan, em 2006 fez uma participação em “O Diabo Veste Prada”, com Meryl Streep.

Gisele foi capa das maiores revistas do mundo, entre elas, Marie Claire, Forbes, Newsweek e Rolling Stones. Estima-se que ela já fotografou para mais de 500 capas de revistas.

Entre 2004 e 2010 Gisele Bündchen foi considerada, pela revista Forbes, como a modelo mais bem paga do mundo. Em 2007 seu nome apareceu no Guinness Book, como a modelo mais rica do mundo.

Em 2013 Gisele teve seu rosto escolhido para representar a nova linha da maquiagem da Chanel. Em 2014 passou a ser a nova porta voz da fragrância Chanel n.º 5.

Em 2015, Gisele Bündchen anunciou o encerramento de sua carreira nas passarelas.

Vida pessoal

Entre os anos de 2001 e 2005 Gisele se relacionou com o ator americano Leonardo DiCaprio. Teve um relacionamento com o campeão se surf Kelly Slater e os atores Josh Harnett e Chris Evans.

Em 2006, Gisele iniciou o relacionamento com o jogador de futebol americano, Tom Brady. Em fevereiro de 2009, Gisele e Tom se casaram em uma igreja católica, em Santa Mônica, na Califórnia.

gisele bündchen

No dia 8 de dezembro do mesmo ano, nasce Benjamin, o primeiro filho do casal. No dia 5 de dezembro de 2012 nasceu a filha Vivian. O parto foi feito em Boston, nos Estados Unidos.

Tony Brady também é pai de John Edward, nascido em 2007, filho do seu casamento com a atriz Bridget Noynahan.

Gisele é uma ativista social e abraçou causas relacionadas com as vítimas do HIV na África, o programa Fome Zero e programas de prevenção da Floresta Amazônica. Em 2009 foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade, pelo programa das Nações Unidas em defesa do meio ambiente.

Gisele é vegetariana, é praticante da yoga e da meditação transcendental.

Em 2010 Gisele construiu uma casa de 2000 metros quadrados de área, no bairro de Brentwood, na Califórnia. Só o terreno custou 11 milhões de dólares. 

Em 2016 a modelo participou da cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro quando desfilou ao som da música Garota de Ipanema, de Tom Jobim, cantada por Daniel Jobim o neto do músico.

Em 2020, Gisele e Tom alugaram uma mansão à beira mar na Flórida.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Nara Almeida (1993) foi uma modelo brasileira e instagrammer...
  • Mayra Cardi (1983) é uma atleta, apresentadora de TV e modelo brasileira cons...
  • Gabi Prado (1987) é uma modelo e influencer brasileira que ficou conhecida pe...
  • Sabrina Sato (1981) é uma apresentadora, atriz e modelo brasileira. Ficou con...
  • Viviane Araújo (1975) é uma atriz, dançarina e modelo brasileira. Além de atu...
  • Grazi Massafera (1982) é uma modelo, atriz e apresentadora que ficou conhecid...
  • Elke Maravilha foi uma atriz, modelo e apresentadora alemã que viveu e fez ca...
  • Shawn Mendes (1998) e um prodígio cantor, compositor e modelo nascido no Cana...
  • Luiza Trajano é uma empreendedora e empresária brasileira responsável por lid...
  • Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi um a escritora brasileira, considerad...