José de Paiva Netto

Líder religioso

Biografia de José de Paiva Netto

José de Paiva Netto (1941) é um líder religioso, escritor, jornalista, e radialista brasileiro. É Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade. (LBV).

José de Paiva Netto (1941) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de março de 1941. Estudou no Colégio Pedro II, onde recebeu o título de Aluno Eminente. Nessa época já demonstrava interesse por temas espirituais, sociais e filantrópicos.

Aos 15 anos entrou para a LBV, tornou-se assessor de Alziro Zarur, o fundador da Instituição, permanecendo no cargo durante 23 anos. Em 1978, foi nomeado Secretário Geral. Com a morte de Alziro Zarur, em 21 de outubro de 1979, Paiva Netto assume a Presidência da LBV.

Ao assumir a Presidência, Paiva Netto multiplicou os Programas de Promoção Humana, Social e Educacional da LBV. Criou na Legião da Boa Vontade o lema Educação e Cultura, Alimentação, Saúde e Trabalho com Espiritualidade, no amparo as camadas mais carentes da população. Hoje existem inúmeras seções de atendimento da LBV espalhadas pelo país. Sob sua administração, a Instituição ganhou alcance internacional, estabelecendo sucursais no Paraguai, Uruguai, Bolívia, Argentina, Estados Unidos e Portugal.

José de Paiva Netto viabilizou Escolas e Centros Comunitários e Educacionais que oferecem, em todo o Brasil, educação infantil, ensinos fundamental, médio e supletivo e cursos profissionalizantes a milhares de crianças, jovens e adultos provenientes de comunidades pobres, em todo o País. Expandiu diversos programas da LBV de socorro emergencial ao público, entre eles a Sopa dos Pobres e a Ronda da Caridade, que ampara pessoas necessitadas, nas periferias dos principais centros urbanos, no Brasil e no Exterior.

A Instituição possui também iniciativas educacionais contra as drogas e contra a violência no trânsito, e a luta pela preservação da natureza. Programas pró-saúde são sistematicamente realizados, a fim de se obter adesão e conscientizar a sociedade, sobretudo as crianças e os jovens, para a valorização da Vida.

Entre as muitas homenagens recebidas pela LBV e pelo seu Diretor-Presidente destaca-se o prêmio Qualidade Brasil (1997, 1998 e 2002), da International Exporter's Service, Medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Medalha e Diploma de Grande Mérito, pela Academia Internacional de Letras, Medalha Pedro Ernesto e Medalha 100 Anos da Abolição, com a qual foi o primeiro homenageado, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Medalha José de Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Diploma e Medalha de Honra da Inconfidência, Medalha do Mérito Legislativo da Cidade de Fortaleza/CE, Diploma de Gratidão e Medalha do Mérito José Mariano, da Câmara Municipal de Recife/PE, entre inúmeros outro prêmios.

José de Paiva Netto é autor de vários livros e artigos publicados em jornais e revistas, no Brasil e no exterior.

Veja também as biografias de:
  • Jesus Cristo foi o grande profeta. Para os cristãos, é o filho de Deus e a se...
  • Moisés Foi um líder religioso e profeta, a quem Deus revela as leis que formariam o...
  • Edir Macedo (1945) é um líder religioso e empresário brasileiro, fundador da...
  • Buda , que em hindu quer dizer "Iluminado", foi o nome dado a Siddhartha Gauta...
  • Antônio Conselheiro (1830-1897) foi o líder do movimento religioso que reuni...
  • Antônio Vieira (1608-1697) foi um religioso, escritor e orador português. Lut...
  • João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador judeu. Segundo os evan...
  • São Francisco de Assis (1182-1226) foi um religioso italiano. Fundou a Ordem...
  • Frei Caneca (1779-1825) foi um religioso e revolucionário brasileiro. Apoiou...
  • São Camilo de Lellis (1550-1614) foi um religioso italiano. Criou a Ordem São...

Última atualização: 06/03/2015

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.