Natuza Nery

Jornalista brasileira
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Natuza Nery

Natuza Nery é uma reconhecida jornalista brasileira que atua especialmente nas áreas política e econômica.

A jornalista nasceu no dia 5 de outubro de 1976 em São Paulo.

Origem

Natuza é filha de Dilene Barrêto e Neuber Nery.

Durante a infância, foi apelidada de Meduza pelos colegas de escola. A respeito desse período a jornalista comentou em entrevista:

Na escola, não era a mais bonita, nem a mais inteligente. Mas aprendi a fazer as pessoas rirem, de mim ou dos outros. Puro instinto de sobrevivência! Foi pelo humor que me tornei banana disfarçada.

Carreira no jornalismo

Natuza trabalhou na agência Reuters cobrindo as áreas de economia e agronegócio. Atuou também no jornal Folha de São Paulo como repórter especial além de ter sido editora da coluna Painel. Na Folha cobriu os meandros do Governo Federal e do Congresso Nacional.

Na Globo fez parte das edições especiais Meninas do Jô, do programa do Jô Soares.

Em termos internacionais cobriu a indicação do futuro presidente Barack Obama à Casa Branca além de ser sido responsável por produzir informação acerca do terremoto que atingiu o Haiti em 2010. 

Atualmente Natuza faz participações constantes em programas da GloboNews (televisão) e da CBN (rádio). Também mantém um podcast chamado Papo de Política. Suas intervenções são construídas a partir de fontes privilegiadas do Ministério Público, dos bastidores do Judiciário, da Polícia Federal e do Senado.

Formação acadêmica

Natuza se formou em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasilia. 

Instagram

O Instagram oficial de Natuza Nery é @natuzanery

Twitter

O Twitter da jornalista é @NatuzaNery

Prêmios recebidos

Em 2013 venceu o Prêmio CNI de Jornalismo na categoria Impresso em Jornais graças a sua reportagem O Brasil que mais cresce.

Em 2016 recebeu o Prêmio Folha de Jornalismo graças a entrevista que fez com Marcelo Calero, o ex-ministro da Cultura.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 25/03/2020

Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).