Alfred Radcliffe-Brown

Antropólogo inglês
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Alfred Radcliffe-Brown

Alfred Radcliffe-Brown (1881-1955) foi um antropólogo inglês. Destacou-se pelo trabalho para aplicar a Antropologia à administração das populações nativas em várias colônias britânicas.

Alfred Reginald Radcliffe-Brown nasceu em Birmingham, Inglaterra, no dia 17 de janeiro de 1881. Filho de Alfred Brown e de Hannah Radcliffe, aos cinco anos ficou órfão de pai. Foi aluno do King Edward’s School, em Birmingham.

Iniciou seus estudos universitários em Oxford na área de Ciências Naturais, mas influenciado por alguns professores, ganhou uma bolsa de estudos e mudou-se para o Trinity College em Cambridge para estudar Antropologia.

Entre 1906 e 1912 Radcliffe realizou pesquisas antropológicas nas ilhas Andaman, no Golfo de Bengala, à leste da Índia, e na Austrália, com o objetivo de estudar o parentesco e a organização familiar dos povos aborígenes.

Outro importante campo de seus estudos foi o Totemismo - manifestação religiosa dos aborígenes da Austrália, pesquisados entre 1910 e 1914.

Teoria

Radcliffe fundou uma abordagem teórica que ficou conhecida como Estrutural-Funcionalismo, onde cada sociedade estudada era considerada como uma totalidade, cujas partes eram interligadas e funcionavam de um modo mecânico para manter a estabilidade social.

Seu objetivo de integrar a reflexão teórica com o trabalho de campo foi exposto no livro “A Organização Social das Tribos Australianas” (1931).

O livro que reúne todos os aborígines australianos conhecidos na época, reúne e analisa grande número de dados sobre o parentesco, casamento, língua, costumes, ocupação e posse da terra, padrões sexuais e cosmologia.

Explica o fenômeno social como um conjunto de sistemas permanentes de adaptação, fusão e integração de elementos.

O sistema de parentesco era um dos aspectos mais importantes de suas pesquisas, pois considerava o elemento fundamental para a compreensão da organização social de pequenos grupos, uma vez que expressava um sistema de normas e regras que estabeleciam direitos e deveres de cada indivíduo.

Carreira de professor

Alfred Radcliffe-Brown iniciou sua carreira de professor universitário nas universidades de Cambridge e de Londres, sempre defendendo a condição de ciência para a Antropologia e para as demais disciplinas das sociedades humanas.

Em 1921 assumiu a cadeira de Antropologia na Universidade da Cidade do Cabo, África. Em 1926 foi convidado para dirigir o departamento de Antropologia da Universidade de Sidney, Austrália.

De 1931 a 1937 lecionou na Universidade de Chicago. Ainda em 1937 passou a lecionar na Universidade de Oxford. Entre 1942 e 1944 foi professor visitante na Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Publicações

Grande parte de suas publicações consiste em artigos de revistas, publicados, sobretudo, no Journal of the Royal Anthropological Institute, na revista Oceania, e no American Anthropologist.

Publicou também os livros: “The Andaman Islanders” (Os Ilhéus, 1922), “Taboo” (1939) e “Structure and Function in Primitive Society” (Estrutura nas Sociedades Primitivas, 1952).

Antropologia

Alfred Radcliffe-Brown exerceu grande influência como professor universitário, como sistematizador de teorias antropológicas e pesquisador.

O estudo das sociedades humanas foi reconhecido como ciência a partir de trabalhos como os de Radcliffe, para quem os fatos sociais deveriam ser retratados como fatos naturais passíveis, portanto, de permitir a descoberta das leis que os governam.

Alfred Radcliffe-Brown faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 24 de outubro de 1955.

Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um antropólogo, sociólogo, educador, escritor e...
  • Claude Lévi-Strauss (1908-2009) foi um antropólogo, sociólogo e humanista fra...
  • Franz Boas (1858-1942) foi um antropólogo naturalizado norte-americano de ori...
  • Isaac Newton (1643-1727) foi um cientista inglês. Descobriu a Lei da Gravitaç...
  • Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês, autor do livro Da Orige...
  • John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, um dos principais representant...
  • Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico inglês que apesar de paralisado por...
  • Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação,...
  • Francis Bacon (1561-1626) foi um filósofo, político e ensaísta inglês. Recebe...
  • John Dalton (1766-1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, um do...