Ernesto Geisel

Militar e ex-presidente brasileiro

Biografia de Ernesto Geisel

Ernesto Geisel (1907-1996) foi um militar brasileiro e quarto presidente da república no regime militar do Brasil.

Ermesto Geisel nasceu em Bento Gonçalves. Filho de alemães e protestante luteranos, estudou no Colégio Militar de Porto Alegre e foi o primeiro da turma de formados.

Em 1960, Geisel chegou a general-de-brigada e foi promovido a general-de-divisão no ano que começou o regime militar no Brasil, 1964. Foi chefe da casa militar do governo Castello Branco. Em 1969, assumiu a chefia da Petrobrás.

Em 1974, assumiu a Presidência da República na época do chamado “milagre econômico brasileiro”. Porém, enfrentou problemas em seu governo como a alta da inflação e o desemprego. Seu governo ainda foi vítima da crise do petróleo que atingiu o mundo inteiro nos fins dos anos 70.

Geisel apresentou a política de abertura lenta e gradual do governo militar, mas ainda com algumas medidas autoritárias, como a proibição de debates políticos no rádio e TV-a lei Falcão. Também manteve as eleições indiretas, motivo de várias manifestações pelo país.

Em 1977, decretou o pacote de abril, um conjunto de medidas que alterava o mandato presidencial de cinco para seis anos. Antes de terminar o mandato, enviou ao congresso a emenda constitucional que acabou com o Ato Institucional nº 5.

Morreu no Rio de Janeiro em 1996.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 23/08/2012