Francisco Manoel da Silva
Biografia de Francisco Manoel da Silva
Francisco Manoel da Silva (1795-1865) foi um maestro, compositor e professor brasileiro. Foi o autor da melodia do Hino Nacional Brasileiro. Foi um dos fundadores da Imperial Academia de Música e Ópera Nacional. Em 1833 fundou a Sociedade de Beneficência Musical que funcionou até 1890.
Francisco Manoel da Silva nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de fevereiro de 1795. Começou a estudar música, ainda menino, com o padre José Maurício Nunes Garcia.
Com 10 anos estudou violoncelo. Foi soprano do coro da Capela Real a partir de 1809. Aprofundou seus conhecimentos de contraponto e composição com Sigismund Neukomm.
Músico da orquestra da Capela Real
Em 1822, época de maior brilho musical na corte de Dom João VI, que havia retornado a Portugal em abril de 1821 para assegurar a soberania portuguesa e deixado o príncipe Dom Pedro como regente, Francisco integrou a orquestra da Capela Real como timbaleiro e depois, em 1825, como segundo violoncelo.
Francisco Manuel da Silva tocava também violino, piano e órgão, além de organizar e dirigir conjuntos musicais. Foi regente do Teatro Lírico Fluminense.
Teve grande destaque na vida musical do Rio de Janeiro no período compreendido entre a morte do Padre José Maurício, em 1830 e a ascensão de Carlos Gomes.
Melodia do Hino Nacional
Em 1831, para comemorar a abdicação de D. Pero I, ele escreveu uma melodia patriótica que mais tarde se transformou no Hino Nacional Brasileiro.
A letra só foi escrita depois de 40 anos de sua morte, por Joaquim Osório Duque Estrada.
Cargos no Brasil Imperial
Em 1932, Francisco publicou o seu primeiro livro didático, o Compêndio de Música Prática, dedicado aos amadores e artistas brasileiros.
Foi um dos fundadores da Imperial Academia de Música e Ópera Nacional. Em 1833 fundou a Sociedade de Beneficência Musical, da qual foi eleito presidente e que funcionou até 1890.
Em 1834 foi nomeado regente titular da Orquestra Sociedade Fluminense.
Fundou o Conservatório de Música, embrião do Instituto Nacional de Musica, que deu origem à Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Foi diretamente responsável pela restauração da Capela Imperial, à qual foi devolvido o antigo claustro. Recebeu as condecorações da "Ordem da Rosa" e de "Cavaleiro da Ordem de Cristo".
Composições
Francisco Manuel da Silva deixou boa quantidade de obras, espalhadas em arquivos cariocas, mineiros e paulistas, abrangendo música sacra, modinhas e lundus.
Compôs também diversos hinos, entre eles: Hino à Coroação do Imperador Dom Pedro II, (1841), Hino a D. Afonso (1845) e o Hino da Guerra (1865).
Francisco Manuel da Silva foi nomeado Patrono da Cadeira n.º 7 da Academia Brasileira de Música.
Francisco Manoel da Silva faleceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de dezembro de 1865.
- João Carlos Martins (1940) é um pianista e também maestro brasileiro...
- Eduardo Lages (1947) é um maestro, pianista, arranjador, compositor e produto...
- Igor Stravinski (1882-1971) foi um compositor, maestro e pianista russo, auto...
- Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021) foi um ator, humorista e...
- Zacarias (1934-1990) é o nome do alter-ego e personagem interpretado por Maur...
- Monteiro Lobato (1882-1948) foi escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pic...
- Romero Britto (1963) é um pintor e escultor brasileiro. Radicado em Miami, no...
- Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta e um dos maiores compositores da...
- Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a "Tu...
- Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...