Gerald Thomas
Biografia de Gerald Thomas
Gerald Thomas (1954) é um dramaturgo e diretor teatral brasileiro. Ficou conhecido por sua ousadia e irreverência que revolucionou o teatro brasileiro nas décadas de 80 e 90.
Gerald Thomas Sievers (1954) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1 de julho de 1954. Estudou pintura no Rio de Janeiro com Ivan Serpa e Hélio Oiticica. Orientado pelo ator Sérgio Mamberth foi para São Paulo e instalado na casa de Ruth Escobar iniciou seus primeiros ensaios no teatro. Com 16 anos foi para Londres onde participou do Exploding Galaxy, um grupo experimental de arte e dança.
Em seguida, Gerald Thomas foi para Nova Iorque onde iniciou sua carreira de diretor, produzindo e dirigindo peças dramáticas com textos baseados nos escritos do irlandês Samuel Beckett, no espaço experimental do café La MaMa. Em 1885, já no Rio de Janeiro, dirige a peça Quatro Vezes Beckett, uma coprodução do Teatro dos 4 e o La MaMa de Nova Iorque. A peça excursionou na Bienal de Viena com Sérgio Brito, Rubens Corrêa, Ítalo Rossi e Richard Riguetti no elenco. Por seu trabalho, Thomas recebeu o Prêmio Molière Especial.
Em 1986, Gerald Thomas dirige Quartetti, uma remontagem do texto do alemão Heiner Müller, com Tônia Carreiro e Sérgio Brito no elenco. Nesse mesmo ano, funda a Companhia Ópera Seca, em São Paulo, quando escreveu, dirigiu e apresentou grandes sucessos, entre eles, Eletra Com Creta (1986), A Trilogia Kafka (1988), que lhe concedeu o Prêmio Molière, Carmem Com Filtro (1989), Mattogrosso (1989), Fim de Jogo (1990), M.O.R.T.E. (1990), The Flash and Crash Days (1991), O Império das Meias Verdades (1993) e UnGlauber (1994). Os três últimos foram estrelados por Fernanda Torres.
Em 2003, na apresentação da montagem da peça Tristão e Isolda, de Richard Wagner, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, diante das vaias do público, Thomas mostrou as nádegas eo que lhe valeu um processo por cometer ato obsceno. Julgado no Supremo Tribunal Federal foi absolvido. Não passou de um protesto grosseiro contra o público.
Desgastado pelo processo, em 2009 escreveu um manifesto declarando seu adeus para o teatro. No ano seguinte, instalado em Londres, fundou a Cia London Dry Opera. Escreveu e dirigiu Throats que teve sua temporada no Teatro Pleasance e Islington de 18 de fevereiro a 27 de março de 2011. Segundo Thomas, o espetáculo foi uma forma de exteriorizar o que sentiu quando ajudou no socorro às vítimas do Word Trade Center. Com a mesma companhia apresentou Gargolios, que fez uma turnê por vários países.
Em 2014 estreou sua peça Entredentes, em parceria com Ney Latorraca. Em 2015, escreveu Um Circo de Rins e Fígados, uma comédia do absurdo, escrita especialmente para Marcos Nanini. Suas peças já foram apresentadas em vários países, em teatros como o Lincoln Center em Nova Iorque, no Teatro Estatal de Munique, no Wiener Festwochen de Viena, entre outros.
Geraldo Thomas já foi casado com a cineasta, dramaturga e diretora teatral Daniela Thomas, já se relacionou com as atrizes Bete Coelho, Fernanda Torres Giulia Gam, Camila Morgado e a atriz e bailarina Fabiana Guglielmetti, do elenco da peça Um Circo de Rins e Fígados.
- Carlos Saldanha (1965) é um diretor cinematográfico brasileiro, um dos maiore...
- Wolf Maya (1953) é um ator e também diretor de televisão brasileiro. Foi o cr...
- Steven Spielberg (1946) é um diretor, produtor e roteirista cinematográfico n...
- Miguel Falabella (1956) é um importante ator, diretor, apresentador de tv e e...
- Clint Eastwood (1930) é um ator, produtor e premiado diretor norte-americano,...
- Luiz Carlos Miele (1938-2015) foi um produtor de shows, ator e diretor brasil...
- Sylvester Stallone (1946) é um famoso ator, roteirista e diretor norte-americ...
- Bertolt Brecht (1898-1956) foi um dramaturgo, romancista e poeta alemão, cria...
- Martins Pena (1815-1848) foi um dramaturgo brasileiro, o introdutor da comédi...
- Sófocles (497 - 406 a. C) foi um dramaturgo grego. Sua obra-prima "Édipo Rei"...