Steven Spielberg

Diretor cinematográfico norte-americano

Biografia de Steven Spielberg

Steven Spielberg (1946) é um diretor, produtor e roteirista cinematográfico norte-americano, considerado um dos maiores cineastas da história do cinema. Entre seus sucessos estão: “Tubarão”, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, “Os Caçadores da Arca Perdida”, “ET O Extraterrestre”, “O Resgate do Soldado Ryan”, Jurassic Park, entre outros.

Steven Allan Spielberg (1946) nasceu em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos, no dia 18 de setembro de 1946. Com 12 anos ganhou sua primeira câmera, uma super-8, e no ano seguinte venceu o concurso de curta-metragem com “Fuga do Inferno”. Com 16 anos fez seu primeiro filme em super-8, “Firelight”, que foi exibido em uma sala de teatro que foi alugada por seu pai. Em 1963 fez sua estreia profissional com o curta-metragem “Amblin”, exibido no Festival de Filmes de Atlanta. Em seguida foi premiado no Festival de Veneza.

Após a separação de seus pais, Steven mudou-se para Los Angeles acompanhando o pai. Com 19 anos se candidatou à escola de cinema da University of Southern California, mas foi recusado. Em seguida se inscreveu na California State University, Long Beach, onde foi admitido. Ainda estudante, estagiou na Universal Studios no departamento de edição. Nessa época, fez cinco filmes, entre eles, “Amblin” (1968), que lhe abriu as portas para um contrato com a Universal. Se tornando o diretor mais jovem a assinar contrato de direção com um grande estúdio de Hollywood.

Em 1971, dirigiu seu primeiro longa-metragem, “Encurralado” lançado em 1972, produzido para a Televisão, mas depois do sucesso foi levado para os cinemas. Para se dedicar a nova função, abandonou a faculdade, só voltando para completar a graduação em Cinema no ano de 2002. A partir de 1975, vieram seus grandes sucessos de ficção científica e aventura, quando revolucionou o cinema ao fazer uso de efeitos especiais inovadores para a época, como nos filmes: “Tubarão” (1975), “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” (1977) e “ET O Extraterrestre” (1982).

Outro grande sucesso de Steven Spielberg como diretor foi na série de suspense e aventura, “Indiana Jones”, com produção de George Lucas e Harrison Ford no papel principal. Em seguida lançou: “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984), “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989) e “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008).

Steven Spielberg abordou também temas humanísticos relacionados ao racismo, ao Holocaustro, terrorismo, direitos civis, guerra etc. em filmes como: “A Cor Púrpura” (1985), “O Império do Sol” (1987), “A Lista de Schindler” (1993), “Amisted” (1997), “O Resgate do Soldado Rayan” (1998), “Munique” (2005), “Lincoln” (2012) etc. Outros filmes de grande sucesso foram: “Jurassic Park” (1993), “Inteligência Artificial” (2001) e “Guerra dos Mundos” (2005).

Em 1994, Steven Spielberg, David Geffen e Jeffrey Katzenberg fundaram a DreamWorks Studios, que se tornou uma das maiores empresas cinematográficas dos Estados Unidos. Produziu diversos filmes de sucesso, entre eles: “ET O Extraterrestre”, “MIB – Homens de Preto”, “O Resgate do Saldado Ryan”, “A Lenda do Zorro”, “Além da Vida” e “Ponte dos Espiões” (2015), que teve cinco indicações ao Oscar. Seu mais recente trabalho como diretor foi em “O Bom Grande Amigo”, lançado em 2016.

Biografias Relacionadas

Última atualização: 09/01/2017