Marcos Freire

Político brasileiro

Biografia de Marcos Freire

Marcos Freire (1931-1987) foi um político brasileiro. Foi Deputado Federal, Senador e Ministro da Reforma Agrária. Foi professor da Faculdade de Ciências Econômicas, da Faculdade de Direito do Recife e da Escola de Relações Públicas. Foi Presidente da Caixa Econômica.

Marcos Freire (1931-1987) nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 5 de setembro de 1931. Filho de Luís de Barros Freire, importante físico, e de Branca Palmira Freire. Fez o curso primário no Grupo Escolar João Barbalho. Foi aluno do Colégio Marista e depois do Nóbrega, onde concluiu o curso secundário.

Em 1955 formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. Durante sua vida estudantil teve grande participação política. Foi um dos líderes da greve geral que abalou o país em 1951. Foi em comissão ao Rio de Janeiro, debater com o Ministro da Educação, Ernesto Simões Filho, jornalista baiano, dono do jornal A Tarde.

Depois de formado, passou a exercer dupla carreira, atuando nos gabinetes dos prefeitos Djair Brindeiro, Pelópidas Silveira e Miguel Arraes de Alencar, e como professor de Sistemas Econômicos Comparados e Instituições de Direito Público, na Faculdade de Ciências Econômicas, na Faculdade de Direito e na Escola de Relações Públicas.

Entre os anos de 1963 e 1964, na segunda administração de Pelópidas Silveira na Prefeitura do Recife, foi Secretário de Assuntos Jurídicos e depois de Abastecimento e Concessões. Em 1964, com o golpe militar, Arraes e Pelópidas foram depostos e Marcos Freire, sentindo-se ameaçado, viajou para o Rio de janeiro, onde ingressou no curso de Análise Econômica, no Conselho Nacional de Economia e no curso de Técnica de Ensino, no Instituto de Administração e Gerência da Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Marcos Freire filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), na década de 70, mas após o Ato Institucional nº 11, que aboliu os partidos políticos, filiou-se ao MDB. Foi eleito prefeito de Olinda, onde recebeu ameaças de cassação, tendo que renunciar dois dias depois da posse. Em seguida, foi eleito deputado federal por Pernambuco, recebendo mais de 57.000 votos.

Em 1974, o Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), apresentou a Candidatura de Marcos Freire para senador, contra a de João Cleofas. Apesar de ter o governo estadual e federal contra sua candidatura, venceu as eleições com mais de 120.000 votos de diferença.

Em 1978, defendeu a formação da chapa liderada pelo General Euler Bentes Monteiro, que foi derrotado por João Figueiredo. Em 1982, quando era certa sua eleição para Governador de Pernambuco, contra Roberto Magalhães, o governo federal mudou as regras, estabelecendo que os votos de vereador, prefeito, deputado estadual e federal, senador e governador, seriam vinculados. Marcos Freire perdeu a eleição que já era considerada ganha.

Com a redemocratização, no governo do Presidente José Sarney, Marcos Freire ocupou a presidência da Caixa Econômica Federal e depois foi Ministro da Reforma Agrária. No exercício desse cargo, em viagem à Serra de Carajás, no Pará, sofreu um desastre de avião, onde veio a falecer.

Marcos de Barros Freire morreu no Pará, no dia 8 de setembro de 1987.

Veja também as biografias de:
  • Jair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e presidente eleito do...
  • Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
  • Tancredo Neves (1910-1985) foi político brasileiro. Eleito presidente do Bras...
  • Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...
  • Jânio Quadros (1917-1992) foi um político brasileiro. Foi presidente do Brasi...
  • João Pessoa (1878-1930) foi um político e advogado brasileiro, cuja morte por...
  • Eduardo Campos (1965-2014) foi um político brasileiro. Governador do Estado d...
  • Joaquim Nabuco (1849-1910) foi um político, diplomata, advogado e historiador...
  • José Sarney (1930) é um político brasileiro. Foi presidente da república de 1...
  • Aécio Neves (1960) é político e economista brasileiro. Foi deputado federal,...

Última atualização: 15/06/2016

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.