Tio Sam

Símbolo norte-americano

Biografia de Tio Sam

Tio Sam é um símbolo popular dos Estados Unidos retratado por um homem de cabelos brancos, vestido com as cores da bandeira norte-americana e uma enorme cartola. A expressão “Tio Sam” passou a representar um símbolo do próprio país, como na frase “A terra do Tio Sam”.

Origem do Tio Sam

Segundo documentos históricos, a expressão “Tio Sam” teve origem em Samuel Wilson, um comerciante de carnes que abastecia o Exército dos Estados Unidos durante a guerra de 1812. Quando o governador de Nova Iorque, Daniel D. Thompkins, visitava as instalações do negócio de Samuel Wilson, observou que os barris com a carne que esperavam para ser despachados traziam impressas em grandes letras, as iniciais “EA – US”. Ao indagar o que representava as iniciais, um dos trabalhadores respondeu que EA se referia a Elbert Anderson, a pessoa que havia contratado a carga, e que US fazia referência a “Uncle Sam” (Tio Sam, em português), como os soldados chamavam Samuel Wilson. Na verdade, US eram as iniciais de United States.

A primeira caricatura de Tio Sam, desenhada por James Montgomeru Flagg, foi publicada na capa da revista Leslie’s Weekly em 6 de julho de 1916, com a legenda “What are you doind for preparedness? Em 1917, as Forças Armadas pediram a James que alterasse o desenho original para reforçar a campanha de recrutamento de soldados para a Primeira Guerra Mundial. Na imagem de Tio Sam, com uma pose soberana e o dedo em riste, foi acrescentada a frase “I Want You for U. S. Army”, que circulou em mais de quatro milhões de cópias entre 1917 e 1918.

Símbolo norte-americano

A mesma imagem foi extensivamente usada durante a Segunda Guerra Mundial, com o mesmo objetivo. Em 1961, a expressão “Tio Sam” se converteu em um emblema oficial do país quando o Congresso norte-americano aprovou uma resolução que o declarou representante do símbolo nacional dos Estados Unidos. Desde então, a imagem de Tio Sam se transformou em um importante poder de supremacia norte-americana.

A caricatura de Tio Sam, com cabelos brancos e cavanhaque, usando uma cartola branca com uma barra azul e estrelas brancas e um casaco azul com gravata vermelha e calça listrada, virou uma importante personificação do país.  A expressão “Terra do Tio Sam”, passou a fazer referência ao próprio país. Em 1989, uma resolução conjunta do congresso decretou o dia 13 de setembro como o Dia Nacional do Tio Sam, fazendo referência ao dia do aniversário de Samuel Wilson.

Veja também as biografias de:
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos. Decretou a ema...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • Thomas Kuhn (1922-1996) foi um físico norte-americano. Especializou-se no ram...
  • Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor note-americano, considerado o maior í...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-ameri...

Última atualização: 02/07/2018

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.