Ivan IV, o Terrível

Czar russo

Biografia de Ivan IV, o Terrível

Ivan IV, o Terrível (1530-1584) foi um czar russo, o primeiro soberano da Rússia a adotar o título de czar em 1547. Seus atos de extrema crueldade chocaram seus contemporâneos, especialmente as execuções públicas, que o fizeram passar para a posteridade como o Terrível.

Ivan Vassilievitch nasceu em Kolomenskoie, Rússia, no dia 25 de agosto de 1530. Filho do príncipe Basílio III, que conquistou Smolensk e anexou Pskov e Riazan ao território russo.

Com a morte do pai em 1533, sua mãe assumiu a regência até 1538, ano em que foi assassinada. O período regencial atravessou intensos conflitos entre facções rivais na disputa do poder.

Após a morte de sua mãe, a tutela do jovem herdeiro foi conferida aos "boiardos" – como era chamada a alta nobreza russa, que assumiu o poder.

Primeiro czar da Rússia

Em 1547, antes de completar 17 anos, contrariando seus tutores, o príncipe se fez proclamar “czar da Rússia”, coroado-se imperador na Catedral de Moscou, com o nome de “Ivan IV”.

Com Ivan IV, inicia-se um novo período na história da Rússia. O império russo teve em Ivan IV o seu verdadeiro fundador.

O governo de Ivan IV

Após assumir a coroa, Ivan IV empreendeu uma série de reformas políticas, modernizou o exército de acordo com os padrões da Europa Ocidental. Promulgou um código civil e efetuou grandes reformas em todos os setores.

Essa etapa do governo foi assinalada pela influência pacificadora de sua primeira esposa, Anastácia Iureva, e do prelado ortodoxo Macário, que o orientou a implantar um estado cristão baseado nos princípios da justiça.

Depois de participar de várias campanhas, Ivan ampliou o território de seu império, conquistando regiões que lhe possibilitou a saída pelo Mar Cáspio. Lutou em vão contra os poloneses e os suecos tentando obter uma passagem para o mar Báltico.

Em 1555 iniciou a construção da "Catedral de São Basílio", localizada na extremidade da Praça Vermelha, perto do Kremlin de Moscou, para comemorar a conquista de Kazan e Astracã. A obra foi concluída em 1561.

catedral de S. Basílio
Catedral de S. Basílo, Moscou

Durante todo o seu governo, manteve-se em constante e acirrada luta contra os boiardos, confiscando suas terras e obrigando-os a prestar serviços a Moscou.

Em 1565, dividiu a Rússia em duas partes: a Oprichnina, território sob sua administração direta, e a Zemschina, para onde foram transferidos os grandes latifundiários.

Reformou também o sistema financeiro, elevou a cobrança dos impostos e reestruturou o exército, formando uma milícia sanguinária com aproximadamente seis mil homens.

Ivan IV, o Terrível perseguiu seus opositores sem trégua e com obstinada crueldade. Calcula-se que, em oito anos, mais de 4 mil opositores tenham sido presos, torturados e condenados à morte, o que lhe valeu o apelido de “o Terrível”.

Família e últimos anos

Ivan IV, o Terrível casou-se oficialmente seis vezes e teve uma sétima ligação não reconhecida pela igreja ortodoxa. Três de suas esposas morreram, uma sobreviveu a ele e outras duas foram forçadas a entrar para o convento após o divórcio.

Ivan IV incrementou o comércio, sobretudo com a Inglaterra, com a qual fez alianças. Em 1584, conquistou a Sibéria.

Apesar das reformas, lutas e conquistas, Ivan não se afastou da feroz perseguição aos boiardos, intensificada ainda nos últimos anos de vida.

Ivan IV, o Terrível, faleceu em Moscou, Rússia, no dia 18 de março de 1584.

Veja também as biografias de:
  • Nicolau II (1868-1918) foi o último czar russo, da longa dinastia dos Romanov...
  • Wassily Kandinsky (1866-1944) foi um pintor russo, um dos maiores do século X...
  • Dmitri Mendeleev (1834-1907) foi um químico russo. Organizou sua Tabela Perió...
  • Lenin (1870-1924), foi um político revolucionário russo, principal líder da R...
  • Tchaikovsky (1840-1893) foi um músico russo. O Lago dos Cisnes, seu primeiro...
  • Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo, autor de “Guerra e Paz", obra...
  • Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi escritor russo. Suas obras Os Irmãos Karam...
  • Grigori Rasputin (1869-1916) foi um monge, fanático religioso e místico russo...
  • Pedro I da Rússia ou Pedro, o Grande (1672-1725) foi um czar russo. Seu reina...
  • Vladimir Putin (1952) é o atual presidente da Rússia, iniciou seu terceiro ma...

Última atualização: 26/08/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.