Ivan Pavlov

Fisiologista e médico russo

Biografia de Ivan Pavlov

Ivan Pavlov (1849-1936) foi fisiologista e médico russo. Criou a "Teoria dos Reflexos Condicionados". Recebeu o Premio Nobel em 1904, por seus trabalhos sobre a relação do sistema nervoso com o sistema digestivo.

Ivan Pavlov (1849-1936) nasceu na pequena cidade de Ryazan, na Rússia central, no dia 14 de setembro. Estudou num seminário religioso onde teve como mestre um sacerdote que lhe despertou o gosto pela ciência. Estudou Ciências Naturais na Universidade de São Petersburgo.

Despertou o interesse em estudar Medicina, depois de ler Os Reflexos do Cérebro, livro que detalhava as conexões entre nossas atividades físicas e nossas ações psicológicas. Seu objetivo era ser professor de fisiologia.

Em 1879 estava formado pela Academia Médica Militar. Instalou um laboratório e dedicou seu tempo à pesquisa fisiológica. Aos 41 anos foi nomeado professor de Farmacologia da Academia Militar e no ano seguinte assumiu o laboratório fisiológico montado no Instituto de Método Experimental de São Petersburgo.

Pavlov estabeleceu a relação que existe entre o sistema nervoso e o digestivo. Determinou que todas as funções do corpo eram controladas pelo sistema nervoso. Utilizou os cães em suas experiências. Durante as pesquisas notou que a boca do animal salivava não apenas quando era alimentado mas também quando via o alimento.

Os cientistas acreditavam que a saliva fosse uma reação puramente fisiológica, mas Pavlov, através de seu famoso experimento mudou esse conceito. Colocou um cão em um pequeno quarto vazio. Tocava uma campaninha ao mesmo tempo que mostrava a comida ao animal. A saliva surgia imediatamente. Repetia esse processo várias vezes. Notou que a saliva aparecia quando a campainha era tocada sem que a comida fosse apresentada ao animal.

Em outra experiência Pavlov condicionou o alimento a uma luz circular. Mostrava também uma luz elíptica, mas nesse momento o animal não recebia alimento. Em pouco tempo o cão só salivava quando aparecia a luz circular. Aos poucos Pavlov foi arredondando a luz elíptica, até torná-la uma quase circunferência, de modo que o animal não mais pudesse distinguir as duas figuras, ficando sem saber quando receberia comida.

Essa confusão levou o cão a uma situação de nervosismo que começou a correr em círculo e a uivar. Pavlov descobriu que era possível descondicionar o animal e curá-lo do colapso nervoso. O governo soviético, quando presidido por Lênine, deu apoio financeiro às experiências de Pavlov.

Ivan Petrovich Pavlov morreu no dia 27 de fevereiro, com 86 anos.

Veja também as biografias de:
  • Wassily Kandinsky foi um pintor e professor russo, um dos primeiros pintores...
  • Dmitri Mendeleiev (1834-1907) foi químico russo. Organizou sua Tabela Periódi...
  • Tchaikovsky (1840-1893) foi um músico russo. O Lago dos Cisnes, seu primeiro...
  • Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo, autor de “Guerra e Paz", obra...
  • Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi escritor russo. Os Irmãos Karamázov e Crim...
  • Nicolau II (1868-1918) foi o último czar russo, da longa dinastia dos Romanov...
  • Lênin (1870-1924), foi um político revolucionário russo, principal líder da R...
  • Grigori Rasputin (1869-1916) foi um monge, fanático religioso e místico russo...
  • Vladimir Putin (1952) é o atual presidente da Rússia, iniciou seu terceiro ma...
  • Vladimir Maiakvoski (1893-1930) foi poeta e dramaturgo russo, um dos maiores...

Última atualização: 26/05/2012