Murillo La Greca

Pintor brasileiro

Biografia de Murillo La Greca

Murillo La Greca (1899-1985) foi um pintor e professor brasileiro, o primeiro a implantar no Nordeste, na Escola de Belas Artes, a disciplina de Modelo Vivo.

Vicente Murillo La Greca (1899-1985) nasceu em Palmares, no interior do estado de Pernambuco, no dia 3 de agosto de 1899. Filho dos italianos Vicenzo La Greca e Teresa Carlomagno que vieram para o Brasil em busca de uma nova vida, se conheceram no Recife se casaram e tiveram doze filhos, sendo Murilo o mais novo.

Aos 12 anos, interessado pela paleta e pelos pinceis, passou a pintar regularmente. Aluno do Colégio Salesiano acompanhava os trabalhos do Padre Solari, que pintava grandes cenários para as peças teatrais encenadas pelos alunos. Aos 17 anos foi para o Rio de Janeiro onde estudou pintura no atelier dos irmãos Bernardelli e teve contato com outros pintores, como Pietro Brugo, que viria facilitar sua viagem a Itália.

Em 1919 segue para Roma, onde estuda no Real Instituto de Belas Artes, na Associação Artística Internacional e na Academia do Nu, quando passou por um intenso aprendizado e aprimoramento em que se dedicou ao desenho de modelo vivo. Nessa época, destacaram-se seus desenhos “Estudo de Cabeça de Mulher”, “Sírio”, “Velho Modelo” e “Nu Feminino” e a pintura “A Fonte de Castália”.

Apesar de registrado como Vicente La Greca, sua trajetória artística era influenciada pelo artista Bartolomé Esteban de Murillo, levando-o a incorporar o nome daquele pintor à sua identidade. Passou então a ser conhecido como Murilo La Greca. Em 1925 voltou ao Brasil e no ano seguinte realizou uma exposição no Clube Internacional, com 53 desenhos e pinturas, um sucesso de público e crítica. Em 1927 foi para o Rio de Janeiro, e expôs cinco telas no Salão Nacional de Belas Artes, quando recebeu a medalha de prata com o quadro “Os Últimos Fanáticos de Canudos”.

Nos anos seguinte, Murilo La Greca realizou exposição no Palacete Santa Helena (1928), em São Paulo, no Teatro Santa Isabel (1929), no Recife e na Casa Canetti (1930), no Rio de Janeiro. Passou a lecionar na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde conheceu e se apaixonou pela aluna Sílvia Decusati, também de origem italiana. Em 1936 casam-se e vão morar na Itália, onde La Greca se dedicou ao estudo de afrescos.

Em 1939, de volta ao Recife, recebe o convite para pintar os afrescos da Basílica da Penha. Nessa época, ajudou a criar e lecionou na Escola de Belas Artes. Implantou a disciplina de Desenho de Modelo Vivo e o curso livre. Participou de exposições de pintura e escultura na cidade de Natal. Expôs nos salões da Casa Laubitsch Hirth, no Recife e, executou uma série de retratos de personalidades da República para o Exército.

Na década de 50, Murillo La Greca iniciou a pintura de um painel de 7m x 3,50m para a Universidade Federal de Pernambuco, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, cujo tema era Hipócrates. A obra intitulada “A Primeira Aula de Medicina”, só foi concluída em 1970. Realizou a pintura dos afrescos “Os Quatro Evangelistas” da Basílica da Penha, um trabalho que lhe acarretou uma lesão pulmonar.

Em 1967, com a morte de sua esposa sua produção diminuiu drasticamente. Seu sonho de criar o “Museu Murilo La Greca para reunir as mais de mil obras, suas e de Sílvia, foi concretizado no dia 12 de dezembro de 1985, mas Murillo não conseguiu inaugurá-lo, falecendo alguns meses antes.

Murillo La Greca faleceu no Recife, Pernambuco, no dia 5 de julho de 1985.

Veja também as biografias de:
  • Romero Britto (1963) é um famoso pintor brasileiro. Radicado em Miami, nos EU...
  • Cândido Portinari (1903-1962) foi um pintor brasileiro, um dos principais nom...
  • Di Cavalcanti (1897-1976) foi um pintor brasileiro. Apesar da influência cubi...
  • Pedro Américo (1843-1905) foi um pintor brasileiro. A tela O Grito do Ipirang...
  • Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) foi um pintor brasileiro. Seus quadros f...
  • Cícero Dias (1907-2003) foi um pintor, desenhista e ilustrador brasileiro, gra...
  • Ismael Nery (1900-1934)foi um pintor brasileiro, considerado um dos grandes r...
  • Iberê Camargo (1914-1994) foi um pintor, gravador, desenhista, escritor e pro...
  • Victor Meirelles (1832-1903) foi um pintor e professor do Brasil Império, um...
  • Alberto da Veiga Guignard (1896-1962) foi um pintor, desenhista, ilustrador e...

Última atualização: 31/07/2017

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.