Otto von Bismarck

Político alemão

Biografia de Otto von Bismarck

Otto von Bismarck (1815-1898) foi um estadista prussiano e primeiro chanceler do Império Alemão. O preparo e eficiência do exército prussiano e a habilidade e diplomacia de Bismarck foram decisivos para a unificação dos territórios germânicos.

Otto Edward Leopold von Bismarck (1815-1898), conhecido como Otto von Bismarck, nasceu em Schönhausen, na Prússia, no dia 1 de abril de 1815. A família Bismarck pertencia à pequena nobreza prussiana dos junkers (nobres rurais), que durante séculos forneceu ao exército prussiano diversos burocratas e suas altas patentes. Filho do junker Karl Wilhelm Ferdinand von Bismarck e da burguesa Wilhelmine Luise Mencken, senhores absolutos de suas terras, passou sua infância no campo.

Completou os estudos secundários no Colégio Grauen Kloster e em 1832 ingressou na Faculdade de Direito, em Göttingen. Nesse mesmo ano, uma manifestação na cidade de Hamback, que reunia 20 mil pessoas, liberais e radicais reivindicavam liberdade, a unificação da pátria e a proclamação da República. O governo do território da Bavária responde com prisões em massa, o movimento democrático é sufocado em toda a Alemanha. Em 1833, se transfere para a universidade de Berlim.

Concluído os estudos em 1837, Bismarck obteve um cargo burocrático em Aachen. Em 1839, foi para Potsdam, para ingressar na administração financeira. Nesse mesmo ano, sem vocação para burocrata subalterno, abandona o trabalho e passa a administrar as propriedades paternas. Converte-se ao protestantismo e nesse ambiente religioso conheceu a junker, Joana von Puttkamer, com quem se casaria em 1847. Nesse mesmo ano, foi chamado para representar a nobreza saxônica no Landtag prussiano. Bismarck consegue o apoio de um grupo politicamente influente e destaca-se como um dos mais agressivos dos deputados conservadores.

Em 1848, explode a revolução europeia pelos ideais liberais, que derruba a Santa Aliança (união entre os países monarquistas), Bismarck tentou organizar tropas para enfrentar os revoltosos de Berlim, que forçaram do rei da Prússia a implantação de um Parlamento constitucional. Esse Parlamento fracassa e os príncipes retiram as concessões feitas. Em 1951, Bismarck representa a Prússia na “Dieta Federal de Frankfurt”, nela se congregam os Estados que formaram na última década a Zollverein (união alfandegária dos Estados alemães), viaja por todas as cidades alemãs.

Em 1859, Otto von Bismarck é nomeado embaixador para Petersburgo. Desde 1861, é o conselheiro mais ouvido pelo rei. Em 1863, é nomeado chanceler do Ministério da Prússia. Alia-se a Von Room, ministro da Guerra, para projetar o maior exército da Europa. Nesse mesmo ano põe fim à oposição liberal, que por 28 anos é afastada do governo. Em 1866, aliado à Itália, ataca a Áustria e a derrota em poucos dias. É o fim da supremacia austríaca sobre os alemães.

Entre 1870 e 1871, Bismarck consegue provocar a guerra com a França. O grande e moderno exército prussiano derrota Napoleão III. A França teria de pagar cinco milhões de francos-ouro para a Confederação alemã, agora transformada em Império Alemão. Na Galeria dos Espelhos, em Versalhes, Guilherme I foi coroado por Bismarck imperador da Alemanha. As forças armadas de todos os Estados alemães ficariam reunidas sob seu comando e Berlim seria a capital no novo Reich (império), e Bismarck passou a ser considerado o artífice da grandeza alemã. Recebeu o título de príncipe e primeiro chanceler do Império.

Começava o grande desenvolvimento alemão. Em 1878, para precaver-se do avanço socialista, Bismarck decreta uma série de leis que lhe permitiam governar praticamente sob o estado de sítio. Em 1888, morre Guilherme I, e seu filho Frederico III reinou poucos dias, pois morreu subitamente. Seu neto, Guilherme II, entra em conflito com o velho chanceler. Em 1990 Bismarck demite-se do governo e passa o fim da vida administrando sua fazenda.

Otto von Bismarck faleceu em Friedrichsruh, na Alemanha, no dia 30 de julho de 1898.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 08/02/2016

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.