Quentin Tarantino

Roteirista de cinema norte-americano

Biografia de Quentin Tarantino

Quentin Tarantino (1963) é roteirista e diretor de cinema norte-americano. Considerado um dos grandes inovadores do cinema contemporâneo. Ficou conhecido por ter escrito e dirigido filmes como “Cães de Aluguel", “Amor à Queima-Roupa” e “Pulp Fiction- Tempo de Violência”.

Quentin Tarantino (1963) nasceu em Tennesse, nos Estados Unidos, no dia 27 de março de 1963. Filho de Tony Tarantino, ator e músico, e de Connie McHugh, descendente de irlandeses e índios. Foi para Los Angeles aos dois anos de idade. Desde jovem frequentava as exibições de filmes e logo tornou-se um cinéfilo e admirador de filmes alternativos.

Ingressou na James Best Theatre Company e logo depois escreveu o seu primeiro roteiro chamado “Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit”, aos 22 anos. Um de seus primeiros empregos foi na "Vídeo Archives", um clube onde ele debatia com seus amigos depois de assistir os filmes. Tentou seguir carreira como ator estudando na Allen Garfield’s Actors’ Shelter, porém seu rumo seria como roteirista e diretor de filmes.

Em 1992, dirigiu o filme “Cães de Aluguel”, incentivado por Lawrence Bender, onde já revelava sua estética crua e forte. Mas notabilizou-se como roteirista dos filmes “Amor à Queima-Roupa” e “Assassinos por Natureza”, lançados em 1993.

Quentin Tarantino recebeu vários convites para trabalhar em Hollywood, mas preferiu isolar-se em Amsterdã a fim de conceber outro filme: “Pulp Fiction - Tempo de Violência”, roteirizado e dirigido por ele. O filme foi sucesso de público em 1994, e alcançou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Também recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original e foi indicado na categoria melhor Filme.

Em 1997, dirigiu o filme “Jack Brown” uma adaptação do romance “Rum Punch”, de Elmore Leonard. Em 2003 e 2004, escreveu e dirigiu os filmes “Kill Bill” volume 1 e volume 2, que foi elogiado pela atuação da atriz Uma Thurman. Em 2007, dirigiu o filme "À Prova de Morte", e em 2009, dirigiu "Bastardos Inglórios". Este último recebeu indicação para o Oscar de Melhor Filme e ganhou o de Melhor Ator Coadjuvante.

Quentin Tarantino admitiu sua influência do cinema inglês, filmes de faroeste, de artes marciais e a Nouvelle Vague francesa. Sua estética cinematográfica é considerada inovadora e ousada, com traços de violência e humor.

Veja também as biografias de:
  • Sidney Sheldon (1917-2007) foi um escritor e roteirista norte americano...
  • George R. R. Martin George M.M. Martin é roteirista e autor de livros de ficção científica e horr...
  • Sylvester Stallone (1946) é um famoso ator, roteirista e diretor norte-americ...
  • Roger Ebert (1942-2013) foi um crítico de cinema norte-americano. Foi o prime...
  • Bruno Mazzeo (1977) é um ator, roteirista e produtor brasileiro. Entre seus t...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...

Última atualização: 01/04/2015

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.