Quentin Tarantino

Roteirista de cinema norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Quentin Tarantino

Quentin Tarantino (1963) é roteirista e diretor de cinema norte-americano. Considerado um dos grandes inovadores do cinema contemporâneo. Ficou conhecido por ter escrito e dirigido filmes como “Cães de Aluguel", “Amor à Queima-Roupa” e Tempo de Violência”.

Quentin Tarantino nasceu em Tennesse, nos Estados Unidos, no dia 27 de março de 1963. Filho de Tony Tarantino, ator e músico, descendente de italianos, e de Connie McHugh, descendente de irlandeses e índios.

Após a separação de seus pais, sua mãe casou-se com o músico Curt Zastoupil. Em 1971 sua família mudou-se para Los Angeles. Desde jovem frequentava as exibições de filmes e logo tornou-se um cinéfilo e admirador de filmes alternativos.

Ingressou na James Best Theatre Company e logo depois escreveu o seu primeiro roteiro chamado “Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit”, aos 22 anos.

Um de seus primeiros empregos foi na "Vídeo Archives", uma locadora onde ele debatia com seus amigos depois de assistir os filmes. Tentou seguir carreira como ator estudando na Allen Garfield’s Actors’ Shelter, porém seu rumo seria como roteirista e diretor de filmes.

Carreira

Em 1992, incentivado por Lawrence Bender, dirigiu o filme “Cães de Aluguel”, um filme violento que revelou sua estética crua e forte. 

Quentin Tarantino recebeu vários convites para trabalhar em Hollywood, mas preferiu isolar-se em Amsterdã a fim de trabalhar em outros filmes. Em 1993 lançou: Amor a Queima Roupa, Tempo de Violência e Assassinos Por Natureza,

Tempo de Violência”, roteirizado e dirigido por ele, foi sucesso de público em 1994 e alcançou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Também recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original e foi indicado na categoria melhor Filme.

Em 1997, dirigiu o filme “Jack Brown” uma adaptação do romance “Rum Punch”, de Elmore Leonard.

Em 2003 e 2004, escreveu e dirigiu os filmes “Kill Bill” volume 1 e volume 2, que foi elogiado pela atuação da atriz Uma Thurman. Em 2007, dirigiu o filme "À Prova de Morte", e em 2009, dirigiu "Bastardos Inglórios". Este último recebeu indicação para o Oscar de Melhor Filme e ganhou o de Melhor Ator Coadjuvante.

Depois de Django Livre (2012), o maior sucesso comercial de sua carreira, Quentin Tarantino retornou ao faroeste com Os Oito Odiados (2015) – e reforça a nova leva do gênero, na qual a conquista da fronteira no século XIX serve para refletir sobre as vicissitudes americanas do século XXI.

Em 2019 dirigiu “Era Uma Vez em Hollyood” , com Leonardo DiCaprio e Brad Pitt que recebeu várias indicações ao Oscar de 2020, sendo  premiado com a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante com Brad Pitt, e o Prêmio de Melhor Direção de Arte com Barbara Ling.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Sidney Sheldon (1917-2007) foi um escritor e roteirista norte americano...
  • George R. R. Martin George M.M. Martin é roteirista e autor de livros de ficção científica e horr...
  • Sylvester Stallone (1946) é um famoso ator, roteirista e diretor norte-americ...
  • Tom Cruise é um conhecido ator norte-americano. Começou sua careira nos anos ...
  • Zendaya A atriz norte-americana é uma das recentes revelações do cinema holly...
  • Angelina Jolie A atriz e cineasta estadunidense é uma das figuras de maior de...
  • Zé do Caixão é um personagem icônico interpretado por José Mojica Marins. O a...
  • Keanu Reeves é um ator e cineasta nascido no Líbano e naturalizado canadense...
  • Martin Luther King Jr. (1929-1968) foi um ativista norte-americano, lutou con...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...