Elizabeth Gilbert

Escritora norte-americana

Biografia de Elizabeth Gilbert

Elizabeth Gilbert (1969) é uma escritora norte-americana. Romancista, contista e memorialista, é a autora do best-seller “Comer, Rezar, Amar”.

Elizabeth Gilbert (1969) nasceu em Waterbury, Connecticut, Estados Unidos, no dia 18 de julho de 1969. Cresceu em uma pequena fazenda da família. Em 1991 formou-se em Ciência Política na Universidade de Nova Iorque. Depois de formada, passou vários anos viajando por seu país, trabalhando em bares, lanchonetes e fazendas, para reunir experiências que depois foram transformadas em um livro de contos intitulado “Peregrinos”, publicado em 2007, que foi um dos finalistas do prêmio PEN/Hemingway.

Elizabeth Gilbert trabalhou como jornalista de algumas publicações, entre elas, o GQ Magazine e o The New York Time Magazine. Foi três vezes finalista do prêmio Nacional/Magazine, por um artigo sobre sua experiência como garçonete em Lower East Side, que se tornou base para o filme Coyote Ugly.

Em 2000, Elizabeth publicou seu primeiro romance “Stern Man” (Filhas do Mar). Em 2002 publicou “The Last American Man”, que foi finalista do National Book Award e do National Book Critics Circle Award. Elizabeth Gilbert só se tornou famosa com a publicação de seu livro de memórias intitulado “Comer, Rezar, Amar” (2006), no original “Eat, Pray, Love”.

O livro narra sua aventura pelo mundo, com 30 anos e sozinha, depois de um divórcio, uma depressão e outro amor fracassado. Sentindo-se confusa e triste, resolve livrar-se de todos os bens materiais, demite-se do emprego e parte em sua viagem. Em Roma, estudou gastronomia, aprendeu a falar italiano e engordou onze quilos. Na Índia, dedicou-se à exploração espiritual. Em Bali, na Indonésia, exercitou o equilíbrio entre o prazer mundano e a transcendência divina. Inesperadamente apaixonou-se por um brasileiro que morava em Bali.

O livro ficou mais de três anos e meio entre os mais vendidos na lista do New York Times e escolhido pela Entertainment Weekly como uma das melhores obras de não ficção do ano. O livro foi traduzido para mais de trinta idiomas e se tornou um best-seller internacional. A revista Time nomeou Elizabeth como uma das pessoas mais influentes do mundo. Em 2010 foi transformado em filme, dirigido por Ryan Murphy e estrelado por Julia Roberts.

Em 2010, Elizabeth publicou “Comprometida”, também um livro de memórias em que explora seus sentimentos ambivalentes sobre a instituição casamento. O livro foi bem recebido pela crítica e tornou-se o Number One do New York Times. Em 2013 publicou o romance “A Marca de Todas as Coisas”, que ela denominou como “o romance de uma vida”. O livro foi nomeado o Melhor Livro de 2013, pela The New York Times. Sua mais recente obra foi “Grande Magia – Vida Criativa Sem Medo”, publicada em 2015.

Veja também as biografias de:
  • Meg Cabot (1967) é uma escritora norte-americana de literatura juvenil. Com d...
  • Harper Lee (1926-2016) foi uma escritora norte-americana, autora do livro “O...
  • Demi Lovato Demi lovato (1992) é uma cantora, compositora e atriz norte-americana, conhec...
  • Katy Perry (1984) é uma cantora pop norte-americana, autora dos sucessos I Ki...
  • Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos m...
  • Lady Gaga (1986) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora music...
  • Oprah Winfrey (1954) é uma apresentadora de TV norte-americana que venceu div...
  • Amelia Earhart (1897-1937) foi pioneira norte-americana na aviação dos Estado...
  • Rosa Parks (1913-2005) foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos n...
  • Grace Kelly (1929-1982) foi uma atriz norte-americana. Recebeu o Globo de Our...

Última atualização: 08/07/2016