George Michael

Cantor britânico

Biografia de George Michael

George Michael (1963-2016) foi um cantor britânico, que fez sucesso com os hits “Don’t Let The Sun Go Down on Me", "Faith", "Careless Whisper", "Jesus To a Child", entre outros.

George Michael (1963-2016), nome artístico de Georgios Kyriacos Panayiotou, nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 25 de junho de 1963. Filho de um cipriota que migrou para a Inglaterra em 1950, e de uma dançarina britânica, passou sua infância no Norte de Londres, e durante sua adolescência mudou-se para a cidade de Radlett no Leste da Inglaterra. Foi aluno da Bushey Meads School. Envolvido com a música, foi DJ e tocava em escolas e clubes da região.

Em 1981, junto com Andrew Ridgeley, seu amigo da escola, formou a dupla “Wham!” que lançou um grande número de sucessos, entre eles: “Wham Rap”, “Young Guns (Go For It)”, “Wake Me Up Before You Go-Go” e “Everything She Wants”. Em 1984, George lançou seu primeiro single solo, “Careless Whisper”, que foi um grande destaque nos anos 80.

Em 1986 a dupla decide se separar. No ano seguinte, George gravou em parceria com Aretha Franklin o disco “I Knew You Were Waiting”, que se tornou um sucesso mundial. Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Faith”, cuja canção de trabalho foi “I Want Your Sex”, divulgada em um luxuoso videoclipe. O disco que vendeu mais de 15 milhões de cópias ganhou o “Grammy de Melhor Álbum de 1988”, dois prêmios “Ivor Novello” e três prêmios “American Music Awards”.

O segundo disco de estúdio “Listen Without Prejudice: Vol. 1”, foi lançado em 1990, com forte tendência dos clássicos dos anos 60, com ritmos africanos e jazz. As músicas “Waiting for That Day”, “Heal the Pain” e “Cowboys and Angels”, foram os maiores destaques do trabalho. Nessa época, o cantor se recusou a dar entrevistas e aparecer em clipes, entrando com um processo contra a Sony, alegando que a gravadora queria mantê-lo em estado de “escravidão profissional”.

George Michael passou alguns anos só gravando singles, como “Don’t Let The Sun Go Down on Me”, “Too Funky”, “Cover To Cover Tour”, entre ouros. Em 1993 perdeu o processo. Nesse mesmo ano, se apresentou no Estádio de Wemley acompanhando o rupo Queen, durante um show em homenagem ao cantor Freddie Mercury, que morreu vitimado pela AIDS.

Em 1996, George Michael voltou com o lançamento do disco “Older”, quando compôs, dirigiu e produziu. O trabalho foi um sucesso com as músicas “Jesus to a Child”, “Fastlove” e “Spinning the Wheel”, e ganhou vários discos de ouro e platina, em 34 países. Dois anos depois, lançou “Ladies and Gentlemen: The Best of George Michael”, que durante dois meses ficou na lista dos mais vendidos e recebeu oito discos de platina. Em 1999 lançou “Songs from the Last Century”.

Depois de oito anos sem lançamentos, George Michael lançou, em 2004, o álbum “Patience”, que vendeu apenas três milhões de exemplares. Em 2005, anunciou seu casamento com o companheiro Kenny Goss. Em 2006 fez uma turnê comemorativa dos 25 anos de carreira, em seguida lançou a coletânea “Twenty Five”. Nesse mesmo ano, lançou o filme-documentário “George Michael: Minha História”. Em 2014, lançou o álbum “Symphonica”. Em 2015 foi internado em uma clínica na Suíça para se livrar das drogas.

George Michael faleceu em Goring-on-Thames, Inglaterra, no dia 25 de dezembro de 2016.

Veja também as biografias de:
  • Elton John (1947) é um cantor, compositor, pianista e produtor inglês, um dos...
  • Mick Jagger (1943) é um cantor, compositor, ator e produtor britânico. É o vo...
  • Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron...
  • Winston Churchill (1874-1965) foi político britânico. Foi Ministro da Guerra...
  • C. S. Lewis (1898-1963) foi um escritor, professor e crítico literário britân...
  • Anthony Giddens (1938) é um sociólogo, conferencista e professor britânico, r...
  • Arthur Conan Doyle (1859-1903) foi um escritor e médico britânico, autor das...
  • Bertrand Russell (1872-1970) foi o mais influente filósofo britânico do sécul...
  • Joseph Conrad (1857-1924) foi um escritor britânico, mais conhecido pelas obr...
  • Ringo Starr (1940) é um músico britânico, cantor, compositor, ator e diretor,...

Última atualização: 12/01/2017

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.