Manfred von Richthofen

Piloto alemão

Biografia de Manfred von Richthofen

Manfred von Richthofen (1890-1918) foi um piloto de caça, combatente da Força Aérea Alemã durante a Primeira Guerra Mundial. Ficou conhecido com o apelido de "Barão Vermelho".

Manfred von Richthofen nasceu em Breslávia na Polônia, na época, dominada pelo Império Alemão, no dia 2 de maio de 1892. Descendente de uma família de militares, com 11 anos ingressou na Wahlstatt Cadet School e em seguida foi matriculado na Royal Military Academy em Lichterfelde. Em abril de 1911, com 19 anos, hábil em equitação, ingressou no 1.º Regimento de Cavalaria em Uhlans Kaiser Alexander III. Como membro do regimento, lutou na Rússia após o início da Primeira Guerra Mundial e, em seguida participou da invasão da Bélgica e da França.

Em maio de 1915, foi transferido para a Força Aérea Alemã. Entre julho e agosto recebeu treinamento com o piloto Oswald Boelcke e logo se destacou. Em outubro desse mesmo ano, após 24 horas de treinamento, realizou seu primeiro voo no “Albatroz” um avião de treinamento avançado. Em setembro desse mesmo ano entrou em combate como piloto de caça na Primeira Guerra Mundial e, um mês depois já havia abatido seis aeronaves inimigas.

Pilotando o Fokker DR-1, Richthofen ganhou destaque na Força Aérea. Em junho de 1917 foi nomeado comandante de seu esquadrão que era composto pelos principais pilotos de combate da Alemanha. A nova unidade poderia ser enviada rapidamente para qualquer parte da Frente Ocidental. Richthofen e seus pilotos logo alcançaram sucesso durante a Primeira Guerra Mundial.

Com o sucesso de Manfred von Richthofen, no ar, com a aeronave pintada de vermelho brilhante, segundo ele, para ser reconhecido de longe por seus oponentes, foi chamado de “Rote Kampffliegel”, pelos alemães, de”Petit Rouge” pelos franceses e de “Red Baron” pelos britânicos. 

Depois de já ter abatido 80 aviões inimigos de seu país durante a Primeira Guerra, ao sobrevoar o Norte da França, na Batalha aérea perto de Amiens, o "Barão Vermelho" se desgarrou da esquadrilha para perseguir um caça inglês, mas acabou sozinho em território inimigo e, sob fogo duplo, foi abatido em pleno ar.

Manfred von Richthofen faleceu em Vaux- Sur-Sommer, França, no dia 21 de abril de 1918. Seu corpo foi enterrado na França pelos britânicos, que mesmo comemorando sua morte o enterrou com honras militares. Seu corpo foi posteriormente levado para o cemitério familiar em Wiesbaden, na Alemanha.

Veja também as biografias de:

Última atualização: 19/01/2018