Barbosa Lima

Político brasileiro

Biografia de Barbosa Lima

Barbosa Lima (1862-1931) foi um político brasileiro. Foi Governador de Pernambuco e Deputado Federal por Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Alexandre José Barbosa Lima (1862-1931), conhecido como Barbosa Lima, nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 23 de março de 1862. Filho do magistrado Joaquim Barbosa Lima e de Rita de Cássia passou a juventude e a adolescência transferindo-se de um Estado para outro, acompanhando a família. Fez o curso primário no Alto Tocantins, concluiu o curso secundário em Minas Gerais e em 1879 matriculou-se na Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

Com 20 anos, Barbosa Lima ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, concluindo o curso de Engenharia Militar em 1887. Foi aluno de Benjamim Constant que desejava transformar o Brasil em uma República. Nos primeiros anos da escola demonstrou apoiar as ideias abolicionistas, o que era frequente entre os jovens oficiais. Foi nomeado professor de Geometria Analítica na Escola Militar de Fortaleza, onde iniciou sua militância política. Proclamada a República, foi deputado federal pelo Ceará, sendo eleito para a Assembleia Constituinte de 1890.

Na presidência de Floriano Peixoto tornou-se homem de sua confiança nas lutas que se sucederam: a Revolta Armada e a Revolução Federalista. Ao estruturar seu governo, Floriano o designou para ser governador de Pernambuco. Em 7 de abril de 1892, Barbosa Lima viajou para a cidade do Recife a fim de tomar posse.

Em Pernambuco fez uma destacada administração, construindo escolas em diversas cidades e criando a Escola de Engenharia, hoje incorporada à Universidade Federal de Pernambuco. Realizou obras de urbanização do Recife como o início da construção do parque 13 de maio, que até o fim do império era uma área de manguezais. Iniciou a construção de ferrovias ligando Recife, Olinda, Igarassu e Goiana, entre outras.

Barbosa Lima governou o Estado em um período de grande agitação política. Atuou com mão de ferro contra os possíveis inimigos, determinando a prisão dos que eram suspeitos de tramar um golpe contra Floriano Peixoto. Mandou prender o líder populista José Mariano e seu grande apoiador Gonçalves Maia. Terminado o mandato entregou o governo ao seu sucessor eleito e transferiu-se para o Rio de Janeiro a fim de exercer o mandato de Deputado Federal por Pernambuco, em 1896.

Barbosa Lima foi acusado, junto com outros políticos, de ser conivente no atentado contra a vida de Prudente de Moraes quando foi assassinado o Ministro da Guerra, marechal Bittencourt. Foi processado, preso e remetido para a ilha de Fernando de Noronha onde permaneceu por vários meses, entre 1897 e 1898.

Entre 1900 e 1906 foi Deputado Federal pelo Estado do Rio Grande do Norte. Participou da revolta contra a vacina obrigatória que tumultuou o Rio de Janeiro em 14 de novembro de 1904, contra o governo de Rodrigues Alves. Entre 1906 e 1911 foi Deputado Federal pelo Distrito Federal, o que praticamente o afastou de Pernambuco.

Barbosa Lima faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de janeiro de 1931.

Veja também as biografias de:
  • Jair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e presidente eleito do...
  • Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
  • Tancredo Neves (1910-1985) foi político brasileiro. Eleito presidente do Bras...
  • Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...
  • Joaquim Nabuco (1849-1910) foi um político, diplomata, advogado e historiador...
  • Jânio Quadros (1917-1992) foi um político brasileiro. Foi presidente do Brasi...
  • João Pessoa (1878-1930) foi um político brasileiro. Candidato à vice-presiden...
  • Eduardo Campos (1965-2014) foi um político brasileiro. Governador do Estado d...
  • Aécio Neves (1960) é político e economista brasileiro. Foi deputado federal,...
  • Fernando Collor (1949) é um político brasileiro. Foi o primeiro presidente el...

Última atualização: 15/02/2016

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.