Joseph Goebbels

Político alemão
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Joseph Goebbels

Joseph Goebbels (1897-1945) foi um político alemão. Ministro da Propaganda e da Informação Pública da Alemanha Nazista, mobilizou todos os meios de comunicação para impor ao povo alemão uma única ideia política e social, a do nazismo. Foi um dos principais aliados de Hitler.

Paul Joseph Goebbels nasceu em Rheydt (hoje Mönchengladbach), na Alemanha, no dia 29 de outubro de 1897. Filho de uma família católica, seus pais desejavam que o jovem se tornasse padre.

Um defeito físico no pé direito o eximiu de se incorporar nas fileiras para lutar na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Estudou literatura e filosofia nas universidades de Bonn e Heidelberg e graduou-se em 1922.

Sem conseguir emprego, passou a viver como escritor tentando publicar suas poesias, porém com pouco êxito. Nessa época, iniciou um diário que continuou escrevendo ao longo da vida.

Partido Nazista

Em 1924, Goebbels uniu-se ao Partido Nacional-Socialista dos trabalhadores alemães (NSDAP), do qual Hitler já fazia parte. Inicialmente, colaborava com o jornal semanal e realizava serviços administrativos nos escritórios do partido.

No final de 1924, graças a sua habilidade de orador eloquente, acabou sendo convocado por Hitler, para discursar nas reuniões do “Partido Nazista”, em Munique e nos congressos realizados anualmente me Weimar.

Em 1926, Goebbels foi encarregado por Hitler para implantar em Berlim o nazismo, que até então tinha bases predominantemente na Baviera, porém, os incidentes violentos, incluindo ataques aos judeus, levaram a polícia de Berlim a expulsar o partido da cidade, em 1927.

Ministro da propaganda nazista

Em 1930, Goebbels assumiu a liderança da máquina de propaganda do partido. Começou então a criar o mito do chefe infalível em torno do “Führer”. Deu início ao ritual das grandes celebrações partidárias com marchas noturnas.

Começou então a criar o mito do chefe infalível em torno do “Führer”. Foi o responsável pelo uso da saudação “Heil Hitler”, considerado por ele como um de seus maiores feitos para propagar o seu líder.

Sua estratégia de propaganda regional se expandiu a nível nacional, o que o tornou um dos maiores estrategistas de manipulação de massas. A ele é atribuída a famosa frase: “Uma mentira contada mil vezes se torna verdade”.

Com a ascensão de Hitler ao poder, em janeiro de 1933, o Doutor Goebbels, como era conhecido, foi nomeado Ministro da Propaganda e da Informação Pública da Alemanha Nazista. Passou então a controlar diversos setores da vida cultural da Alemanha.

Joseph Goebbels ficou famoso não só por sua genialidade no campo da propaganda política, mas também por seu ódio aos judeus, como expressou em um discurso raivoso na Sportspalatz em 1933.

Goebbels criou a Câmara de Cultura da Alemanha Nazista, quando através de um requerimento buscava a ancestralidade ariana, com a intenção de banir os judeus das atividades culturais.

Combateu todos os autores considerados contrários aos princípios nazistas. Organizou grandes fogueiras onde queimou obras de escritores liberais, pacifistas e socialistas.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sua atividade ganhou considerável importância ao procurar manter em alta a moral do exército e do povo alemão ao longo do conflito, como também justificar as atrocidades cometidas pelo regime.

Em 1941 influenciou Hitler a romper o pacto que assumiu com Stalin e invadiu a União Soviética. Com a derrota alemã em Stalingrado, em 1943, Goebbels exigiu um esforço total da população, estabelecendo uma jornada de trabalho de 60 horas por semana e restringiu as atividades ligadas à educação e lazer.

Em 1944, após o atentado fracassado contra Hitler, organizado por um grupo de oficiais insatisfeitos com o andamento da guerra, Goebbels assumiu o controle militar em Berlim, tornando-se ao lado de Himmler, o líder do partido e um dos homens mais poderosos da Alemanha Nazista.

Goebbels foi o único dirigente nazista a permanecer até o fim ao lado de Hitler, que o designou chanceler do Reich, em seu testamento.

Derrota e morte

Quando as tropas anglo-americanas e soviéticas fecharam o cerco sobre a Alemanha, quando os tanques soviéticos já rodavam pelas ruas de Berlim, em abril de 1945, Goebbels, sua esposa e os seis filhos se refugiaram em um bunker do partido, em Berlim.

Por fim, depois do suicídio de Hitler, Goebbels envenenou os seis filhos antes de se suicidar junto com sua esposa Magda.

Joseph Goebbels morreu em Berlim, Alemanha, no dia 1 de maio de 1945. Seu corpo e o de sua esposa foram queimados próximo à Chancelaria do extinto Terceiro Reich.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Adolf Hitler (1889-1945) foi um político alemão. Líder do Partido Nacional- S...
  • Otto von Bismarck (1815-1898) foi um estadista prussiano e primeiro chancele...
  • Alfred Rosenberg (1893-1946) foi um político e escritor alemão, o principal i...
  • Olaf Scholz Olaf Scholz é um político alemão que atualmente ocupa do cargo de Chanceler d...
  • Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo teórico alemão e professor...
  • Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o r...
  • Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, o fundador da Filosofia Cr...
  • Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um compositor, regente e pianista alemão...
  • Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão. Um dos criadores do siste...
  • Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) foi um físico alemão, o inventor do ter...